Nesta coluna Ética e Política, o professor Renato Janine Ribeiro faz uma análise da postura do governo federal em relação à busca pela vacina contra a covid-19 e a atual vacinação contra a doença. O colunista diz que a atitude do governo tem sido errática, confusa e contrária à saúde pública e às medidas de contenção, como o distanciamento físico empregado no mundo todo.
Para o colunista, a atuação do governo federal brasileiro conseguiu ser pior que a norte-americana, pois, nos Estados Unidos, houve toda uma movimentação para a aquisição de doses de vacinas contra a covid-19, o que não ocorreu aqui.
Janine comenta ainda sobre as pessoas que furam a fila da vacinação: é uma atitude eticamente reprovável. Entretanto, o professor lembra que existe uma tendência forte da sociedade brasileira em desviar a atenção das medidas globais para as atitudes individuais.
Desligar a torneira enquanto se escova os dentes é importante. Mas gasta-se muito mais água na indústria ou com vazamentos dos canos das empresas fornecedoras, lembra o colunista. No caso da pandemia, por exemplo, mesmo o governo do Estado de São Paulo, que buscou a vacina contra o novo coronavírus, agora está fazendo a vacinação de uma forma um tanto quanto confusa. “Furar fila é errado, mas não vamos transformar isso no grande problema da vacinação”, finaliza.
Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.