Enquanto o Senado americano aprovou mais de US$ 200 bilhões para o desenvolvimento tecnológico e científico, no Brasil a Câmara Federal fez passar Medida Provisória que retira recursos da ciência e da tecnologia para repassá-los às empresas que pretendem renovar suas frotas de caminhões. No resumo da ópera, trata-se da visão de longo prazo dos EUA contra a de curto prazo do Brasil. “É difícil até comentar isso, o tiro no pé é evidente […] o que nós estamos vendo é uma atuação do governo para tentar ganhar as eleições”, diz o professor Glauco Arbix. Segundo ele, as penalizadas serão as futuras gerações, a sociedade brasileira e a independência brasileira na área de ciência e tecnologia.
“Diante das adversidades os americanos investem no futuro, e diante das adversidades o Brasil investe no curtíssimo prazo, corta recursos, corta, portanto, a capacidade de a gente ter um futuro melhor para todos nós.” Não é à toa que a comunidade acadêmica e as universidades tenham se colocado a favor da Carta em defesa do Estado de Direito e da democracia. “As ameaças à democracia fazem com que a gente, a sociedade brasileira, se defenda desses ataques realizados pelo governo e que atentam contra a formação nossa, o desenvolvimento científico e tecnológico e a nossa própria democracia.”
Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.