O The New York Times mudou a forma de assinar suas matérias, estas agora contam aos leitores alguns aspectos sobre a elaboração da reportagem. É um tipo de apresentação que aumenta, aos olhos do leitor, a confiança no trabalho do jornalista, na opinião do professor Carlos Eduardo Lins da Silva. Tudo se resume a mostrar para o leitor, com mais clareza, o que foi feito até se chegar à produção daquele texto, “e isso faz com que aumente o nível de confiança do público em relação ao material que está lendo”. O colunista chama a atenção para outra iniciativa do NYT, que é a de mostrar como certas reportagens mais elaboradas foram feitas.
“Muitos jornais, principalmente nas matérias internacionais, acabam concentrando a cobertura de todo um continente numa só cidade, com um só jornalista”, conta Lins da Silva a partir de sua própria vivência na profissão. “É comum, por exemplo, na América Latina, haver só um jornalista em Buenos Aires escrevendo ou reportando sobre o que aconteceu no Equador, no Peru, e é esquisito para o leitor ler de Buenos Aires histórias que estão tratando de coisas que aconteceram em Lima. Se você puder, desde o início, explicar para o leitor como é que aquelas informações foram obtidas, isso faz com que aumente a credibilidade da informação. Quanto mais o crédito ajudar, melhor.”
Ainda no que se refere ao NYT, matérias assinadas por dois jornalistas costumam indicar como cada qual contribuiu para a feitura daquela reportagem. Isso, para Lins da Silva, constitui-se numa ferramenta de combate à desinformação, “mas é principalmente um instrumento de aumento da reputação, aumento da confiança que o público pode ter no que está lendo. A transparência é uma das qualidades mais importantes que se pode ter para fazer com que a credibilidade de um veículo jornalístico cresça”.
Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
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