Na edição do programa História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo continua a série sobre a evolução da sonoridade do rock e desta vez fala sobre a ascensão e queda dos músicos considerados como deuses da guitarra.
O professor conta que no início da história do rock, os guitarristas não eram evidenciados como atualmente. A atenção nas bandas de rock era voltada para os cantores, ou seja, o destaque eram as vozes dos vocalistas e não os instrumentos. Porém, por volta da metade dos anos 60 essa realidade começou a mudar com o reconhecimento do público acerca do grande talento de Eric Clapton na guitarra, que pode ser percebido na música All Your Love, de John Mayall & The Bluesbreakers.
Segundo De Vivo, outro responsável por colocar os guitarristas em evidência foi Jimi Hendrix. O professor diz que Hendrix estabeleceu um novo patamar para tocar guitarra e gerou uma competição entre os guitarristas para decidir quem tocava melhor, mais rápido e usava mais escalas diferentes. De Vivo conta que um dos destaques dessa competição foi o guitarrista Jimmy Page.
Apesar de a competição agradar ao público por um bom tempo, os fãs começaram a se desinteressar nos longos solos de guitarra usados nas competições e passaram a preferir músicas com solos cada vez mais curtos. Isso provocou o desaparecimento dos solos, que é basicamente a norma da música pop atual.
Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.
Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.