A melhora da qualidade sonora dos estúdios permitiu que o contrabaixo entrasse em evidência

O instrumento começou a ser importante na estrutura harmônica das músicas e os contrabaixistas também passaram a ter destaque

 25/10/2020 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

Na edição do programa História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo continua a série sobre a evolução da sonoridade do rock, e desta vez fala sobre a importância do contrabaixo. 

O professor explica que o baixo é um instrumento muito importante para o rock, pois cria junto com o bumbo da bateria uma profundidade sonora muito marcante e característica. Entretanto, De Vivo conta que no início o instrumento não tinha tanto destaque, era responsável praticamente apenas por proporcionar linhas melódicas óbvias de acompanhamento do ritmo.

Segundo o professor, quando os estúdios melhoraram a qualidade de suas gravações, o baixo começou a aparecer para além de um mero marcador rítmico de sonoridade grave. O instrumento começou a ser importante na estrutura harmônica das músicas e os contrabaixistas também passaram a ter destaque.

De Vivo diz que o primeiro baixista a ganhar notoriedade foi Paul McCartney, da banda The Beatles. A partir de 1965, as canções dos Beatles começaram a ficar cada vez mais sofisticadas e o contrabaixo de McCartney chamava bastante a atenção do público. Para exemplificar a potência do baixo de Paul McCartney, o professor apresenta a música Come Together, dos Beatles. 

O professor também chama a atenção para os contrabaixistas Chris Squire, da banda Yes, John Entwistle, do The Who, Sting, do The Police, e Geddy Lee, da banda Rush. 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.