Guitarristas como Jimi Hendrix e Eric Clapton foram responsáveis por evidenciar o som das guitarras no rock

O grande talento dos “deuses” da guitarra provocou competições entre os músicos levando as bandas a terem longos solos de guitarra em suas músicas

Na edição do programa História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo continua a série sobre a evolução da sonoridade do rock e desta vez fala sobre a ascensão e queda dos músicos considerados como deuses da guitarra.

O professor conta que no início da história do rock, os guitarristas não eram evidenciados como atualmente. A atenção nas bandas de rock era voltada para os cantores, ou seja, o destaque eram as vozes dos vocalistas e não os instrumentos. Porém, por volta da metade dos anos 60 essa realidade começou a mudar com o reconhecimento do público acerca do grande talento de Eric Clapton na guitarra, que pode ser percebido na música All Your Love, de John Mayall & The Bluesbreakers.

Segundo De Vivo, outro responsável por colocar os guitarristas em evidência foi Jimi Hendrix. O professor diz que Hendrix estabeleceu um novo patamar para tocar guitarra e gerou uma competição entre os guitarristas para decidir quem tocava melhor, mais rápido e usava mais escalas diferentes. De Vivo conta que um dos destaques dessa competição foi o guitarrista Jimmy Page.

Apesar de a competição agradar ao público por um bom tempo, os fãs começaram a se desinteressar nos longos solos de guitarra usados nas competições e passaram a preferir músicas com solos cada vez mais curtos. Isso provocou o desaparecimento dos solos, que é basicamente a norma da música pop atual. 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: rocknausp@usp.br.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.