Morre Eddie Van Halen, um dos deuses da guitarra

O músico faleceu aos 65 anos em decorrência de uma longa batalha contra o câncer na garganta

 11/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 12:29
Logo da Rádio USP

Na edição do programa História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo continua a série de programas sobre a evolução da sonoridade do rock e desta vez fala sobre a importância e a morte do guitarrista Eddie Van Halen. 

Na última terça-feira, dia 6 de outubro, a morte de Van Halen impactou o mundo do rock e da música. O músico faleceu aos 65 anos em decorrência de uma longa batalha contra o câncer na garganta.

Segundo De Vivo, Eddie Van Halen faz parte do seleto grupo dos deuses da guitarra. Van Halen pertence à terceira geração dos grandes guitarristas. “A primeira geração foi composta de nomes como Chuck Berry e Little Richards, a segunda inclui figuras como Eric Clapton e Jimmy Page, já a terceira é marcada por Eddie Van Halen.”

De Vivo conta que Van Halen começou na música muito jovem, ainda nos anos 1960, mas foi com a banda que leva o seu nome de família, Van Halen, que Eddie chegou ao sucesso. Seu primeiro álbum foi lançado em 1978, com o mesmo nome da banda. 

O professor traz ao programa músicas como Runnin with the devil, You really got me, Dance the Night Away, Poundcake, Tattoo e Jump para ilustrar as características, potência e qualidade da banda que teve seu ápice de sucesso nos anos 80.

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.