Fortes chuvas pararam São Paulo nesta segunda-feira (10), o que não foi um fato isolado, já que há poucos dias o Estado de Minas Gerais foi afetado pelo mesmo problema. Tais fenômenos são indicativos das alterações muito profundas no clima de todo o planeta, as quais atingem também o Brasil, “mesmo que alguns mais desavisados tentem negar ou ignorar que há mudanças climáticas muito fortes no mundo”. O fato inegável é que mudanças climáticas estão hoje entre os principais problemas que o planeta enfrenta.
Os eventos climáticos extremos incluem descongelamento da calota polar, furacões de grande potência, chuvas intensas e alteração do nível dos oceanos, entre outros. A agricultura sofre com essa situação, principalmente em países que têm nela uma força motriz, como é o caso do Brasil. A população mais vulnerável também paga um preço muito alto por essas alterações climáticas.
O professor Glauco Arbix entende que não se pode ficar assistindo em berço esplêndido a esse tipo de ocorrência, é preciso usar a tecnologia disponível para prever eventos atmosféricos extremos. Dar alertas em tempo hábil é muito importante nesses casos.
Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.