Prêmio menos conhecido paga mais que Nobel e destaca astronomia

O Prêmio Shaw é entregue todo ano para as categorias de Astronomia, Ciências da Vida e Medicina, e Ciências Matemáticas

Desde 2004, o Prêmio Shaw reconhece personalidades que deram contribuições notáveis à ciência em seu campo de conhecimento. A premiação é realizada todo ano pela Fundação Shaw, em Hong Kong, e inclui três categorias: Astronomia, Ciências da Vida e Medicina, e Ciências Matemáticas. Apesar de não ser tão famoso como o Nobel, o prêmio em dinheiro é até maior: US$ 1,2 milhão.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner comenta descobertas de astrônomos que já levaram o prêmio, muitas vezes antes de também serem premiados com o Nobel.

Ouça detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.