Experimento utiliza luz LED para conservação de morangueiros

Em entrevista aos “Novos Cientistas”, pesquisadora da Esalq conta como a luz de LED pode ajudar na conservação de plântulas de morangueiro

 14/06/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, avaliou o desenvolvimento de plântulas de morangueiro conservadas in vitro, sob a ação de diferentes espectros de luz. A autora da pesquisa, Jéssica Casarotto, utilizou Diodos Emissores de Luz (LEDs) nos experimentos para analisar o comportamento das plântulas. “Os LEDs são usados em vários setores da agricultura, principalmente no cultivo in vitro, por proporcionar uma significativa economia de energia elétrica e auxiliar no desenvolvimento de plantas”, contou Jéssica aos Novos Cientistas. Seu trabalho teve a orientação do professor Marcel Bellato Sposito, do Departamento de Produção Vegetal da Esalq.

O estudo concluiu que a luz azul, utilizada no cultivo in vitro, reduz o desenvolvimento das plântulas de morangueiro e a luz vermelha e a mista (70% vermelha e 30% azul) aceleram o desenvolvimento quando comparadas à luz branca, normalmente utilizada em laboratórios. “Além disso, plântulas de morangueiro sob a luz vermelha e mista podem permanecer por até três meses sem subcultivos, obtendo sucesso na formação de mudas após a aclimatização por 21 dias”, explica a pesquisadora.”São situações que poderão beneficiar o comércio de mudas de morangueiro, pois podem prolongar o período de conservação das mudas”, lembrou a pesquisadora. Segundo ela, no Brasil essa técnica já é usada para a propagação de plantas, no entanto ainda são poucos experimentos com a presença de LEDs.

 


O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré, das 7h30 às 9h30, na Rádio USP FM (93,7 MHz).


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.