Ex-ministro da Agricultura é o primeiro titular da Cátedra Luiz de Queiroz

A instalação da Cátedra foi realizada no dia 10 de outubro durante a 60ª Semana Luiz de Queiroz

11/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 16/10/2017 as 16:01
Realizada no Salão Nobre da Esalq, a cerimônia contou com a presença de dirigentes, políticos, representantes dos setores público e privado, comunidade acadêmica e profissionais do setor – Foto: Gerhard Waller

No dia 10 de outubro, foi inaugurada a Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados, voltada para a discussão interdisciplinar sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e a realização de atividades abertas à participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

O governador Geraldo Alckmin esteve presente à cerimônia e falou sobre a importância da aproximação entre a academia e o setor produtivo. “A Esalq está sempre inovando e este evento é uma oportunidade de oferecer à sociedade aquilo que tem sustentado a nossa economia. O setor agro certamente garantirá alimento ao cidadão, assim como oportunidade de renda, trabalho e desenvolvimento. Por isso, parabenizo a Esalq, orgulho paulista e brasileiro”, disse.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, assumiu como o primeiro titular da Cátedra Luiz de Queiroz – Foto: Gerhard Waller

Representando o reitor Marco Antonio Zago, o diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e decano do Conselho Universitário, Adalberto Américo Fischman, valorizou a iniciativa de unir comunidade científica e representantes empresariais em prol de uma agricultura mais sustentável e moderna.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, assumiu como o primeiro titular da Cátedra Luiz de Queiroz. Engenheiro agrônomo formado pela Esalq em 1965, Rodrigues é coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e embaixador especial da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) para o Cooperativismo. Foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre 2003 e 2006, e secretário de Agricultura do governo paulista, entre 1993 e 1994. Foi condecorado com a Medalha Luiz de Queiroz da Esalq, em 2004.

Na palestra “Soluções Biológicas – o desafio na Agricultura”, Rodrigues abordou o desafio de colocar o Brasil como campeão mundial da segurança alimentar. “Onde há fome, não há paz. Nesse desafio como titular da Cátedra, pretendo trabalhar em prol de uma economia que sirva à humanidade e alimente as pessoas de forma sustentável”, afirmou o catedrático.

Abertura da Esalqshow

Abertura da Esalqshow – Foto: Gilberto Marques/Portal do Governo

No mesmo dia foi realizada a abertura da Esalqshow, a feira de inovação tecnológica, em Piracicaba. Organizada pela Esalq e pela empresa Araiby, a feira não possui viés comercial e tem a função de contribuir para enfrentar as demandas sociais e apontar o horizonte do agronegócio. Na programação deste ano, serão realizados encontros com lideranças em agricultura, palestras, mesas-redondas e debates públicos, além de haver espaços dedicados à inovação e estímulo a startups.

Em seu discurso, o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio, colocou a instituição como palco aberto à união entre os agentes da cadeia agrícola. “A Esalqshow é na Esalq e não só da Esalq. Estamos muito felizes em receber as lideranças do agronegócio, em um modelo inédito de feira de inovação tecnológica que debaterá a atividade agrícola das próximas décadas. Estamos à disposição para dar maior lucidez aos rumos da economia com base na agricultura, focando sempre nas soluções e construindo excelência para o bem da sociedade”.

Durante os dias em que a feira é realizada, os secretários estaduais de Agricultura, Arnaldo Jardim, e do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, transferem seus gabinetes para a cidade de Piracicaba.