O programa Ambiente É o Meio desta semana conversa com a pesquisadora Iracema Fonseca de Albuquerque Cavalcanti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sobre as mudanças climáticas e a ocorrência de eventos climáticos extremos.
Iracema conta que, devido ao aquecimento global, a ocorrência de eventos extremos tende a aumentar ao longo dos anos. Diz que a mudança já pode ser observada em períodos como o inverno, por exemplo, pois “as temperaturas não são mais como eram antigamente”, mais marcadas.
Outro fator que comprova os dados demonstrados pelos modelos climáticos, diz a pesquisadora, é o aumento das temperaturas terrestres, que “estão subindo cada vez mais”. Conta que as mudanças acontecem devido a fatos regionais e remotos, como conexões entre lugares distintos que podem afetar o clima na América do Sul.
A pesquisadora integra iniciativa europeia, em parceria com a América do Sul, para fortalecer as ações de adaptação da sociedade a eventos climáticos. Entre os países envolvidos estão o Brasil, a Argentina, a França, a Alemanha e a Holanda. Segundo Iracema, graças aos estudos realizados pelo grupo, é possível verificar as informações sobre mudanças climáticas encontradas no passado e confirmar a veracidade do aumento da temperatura terrestre.
Ouça no player acima o programa Ambiente É o Meio na íntegra.