Aquecimento global aumenta frequência de eventos climáticos extremos, diz especialista

Segundo a pesquisadora Iracema Fonseca de Albuquerque Cavalcanti, mudança já pode ser observada em períodos como o inverno, que está mais quente que a média de anos anteriores

 09/09/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta semana conversa com a pesquisadora Iracema Fonseca de Albuquerque Cavalcanti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sobre as mudanças climáticas e a ocorrência de eventos climáticos extremos.  

Iracema conta que, devido ao aquecimento global, a ocorrência de eventos extremos tende a aumentar ao longo dos anos. Diz que a mudança já pode ser observada em períodos como o inverno, por exemplo, pois “as temperaturas não são mais como eram antigamente”, mais marcadas. 

Outro fator que comprova os dados demonstrados pelos modelos climáticos, diz a pesquisadora, é o aumento das temperaturas terrestres, que “estão subindo cada vez mais”. Conta que as mudanças acontecem devido a fatos regionais e remotos, como conexões entre lugares distintos que podem afetar o clima na América do Sul. 

A pesquisadora integra iniciativa europeia, em parceria com a América do Sul, para fortalecer as ações de adaptação da sociedade a eventos climáticos. Entre os países envolvidos estão o Brasil, a Argentina, a França, a Alemanha e a Holanda. Segundo Iracema, graças aos estudos realizados pelo grupo, é possível verificar as informações sobre mudanças climáticas encontradas no passado e confirmar a veracidade do aumento da temperatura terrestre. 

Ouça no player acima o programa Ambiente É o Meio na íntegra. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.