A idade é um dos fatores para o surgimento das varizes, mas a boa notícia é que a prática de atividade física pode ajudar na prevenção e no tratamento desse problema, de acordo com o professor José Carlos Farah, que, por sua vez, recorre à Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) – esta define varizes como veias superficiais anormais que se dilatam, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo, com maior incidência no sexo feminino. A circulação venosa é muito importante para o retorno do sangue ao coração e, se as veias perdem a sua elasticidade e não conseguem impulsionar o retorno ao coração, o sangue fica represado nas veias, o que provoca mais dilatação e mais refluxo, ocasionando as varizes. Ainda segundo a SBACV, o número de pessoas que sofrem com varizes é bastante significativo, atingindo 20 milhões.
Diz Farah que “a prática da atividade física pode, em alguns casos, prevenir o surgimento das varizes, porque justamente tem o efeito contrário, que, através da contração muscular, auxilia, e muito, o retorno venoso, diminuindo a possibilidade desse sangue ficar parado na parede das veias, principalmente os músculos da panturrilha, também conhecidos como a batata da perna. É consenso entre os especialistas que a prática da atividade física, associada a uma boa alimentação, manter o peso adequado e não ficar muito tempo sentado ou em pé, podem evitar o aparecimento das varizes”. O colunista diz ainda que exercícios como caminhada, corrida, ciclismo e remo são muito indicados, “porque aumentam a circulação sanguínea e a contração muscular advinda do exercício auxilia em muito no retorno venoso ao coração. Nos exercícios praticados na água, deve-se prestar a atenção à temperatura, que, se muito quente, pode causar vasodilatação e diminuir a força da contração da musculatura para retornar esse sangue ao coração. A musculação também pode ser feita, desde que com carga adequada, sempre lembrando: a consulta ao médico é muito importante para definir o tratamento e também a consulta a um educador físico, que saberá prescrever o melhor treinamento e a melhor atividade para esse caso”.
Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.