Blog
Cidade Universitária inaugura espaço de convivência na Praça do Relógio
Novo espaço, batizado de Centro de Convivência Araucárias, possui banheiros, bebedouros, mesas e tomadas
Nesta quinta-feira, 31 de outubro, foi inaugurado o Centro de Convivência Araucárias, um espaço de apoio coberto, iluminado e equipado com banheiros, bebedouros e tomadas localizado na Praça do Relógio, no campus do Butantã. O centro faz parte do Programa Pertencer, que apoia projetos de uso e ocupação de áreas externas para inclusão, acolhimento e pertencimento com base em princípios de sustentabilidade.
Prevê-se, também, que o espaço conte com foodtrucks posicionados em seu entorno para ampliar a ocupação por parte da comunidade.
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior destacou a importância desses espaços para a convivência de alunos, professores e servidores, bem como da comunidade externa. “Esses centros são essenciais para melhorar a qualidade de vida e aumentar a relação que as pessoas têm com nossa Universidade, ocupando espaços que antes eram pouco utilizados e aproveitando ao máximo tudo o que podemos oferecer. A Universidade precisa ser um espaço para além da sala de aula e iniciativas como esta reiteram isso”, comentou o reitor.
A prefeita do Campus USP Capital-Butantã, Raquel Rolnik, ressaltou que, “além de promover a convivência, o espaço inaugurado é mais um passo em direção à sustentabilidade. No processo de construção, fizemos um uso responsável da madeira, pensando sempre a partir da perspectiva das mudanças climáticas e do impacto para o agravamento do efeito estufa. Além disso, é um espaço aberto que poderá ser utilizado tanto pela comunidade da USP quanto pelo público externo.”
Para sua construção, o Centro de Convivência Araucárias contou com financiamento da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp).
Centros de Vivência
O Centro de Convivência Araucárias integra o Programa Pertencer, da Reitoria, uma ação do planejamento socioambiental da USP que valoriza os ambientes dos campi, apoiando projetos de uso e ocupação de áreas externas como locais de inclusão, acolhimento e pertencimento. Os espaços, todos compostos de materiais sustentáveis, incentivam o convívio e a troca de ideias na comunidade uspiana.
Ao todo, está prevista a inauguração de 36 centros de convívio, oferecendo estruturas com pontos de energia, internet, bancos e paisagismo, além de, em alguns casos, banheiros e alimentação.
Já foram inaugurados centros nos campi de Pirassununga, Ribeirão Preto, Bauru e São Carlos. Na capital, além do Araucárias, também foi inaugurado um centro de vivência na Escola Politécnica.
* Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.