Em 2024, programa Reitoria no Campus tem como foco a gestão acadêmica da Universidade

Ribeirão Preto foi o primeiro campus a receber a reunião do programa, que, nesta edição, aborda as ações desenvolvidas pelas Pró-Reitorias da USP; até o final do ano, encontro deverá ser realizado em todos os campi

 23/08/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 26/08/2024 às 18:34

Texto: Erika Yamamoto

Arte: Simone Gomes

As atividades do Reitoria no Campus em Ribeirão Preto foram realizadas no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, no dia 23 de agosto – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O campus de Ribeirão Preto recebeu, na manhã desta sexta-feira, dia 23 de agosto, o primeiro encontro do programa Reitoria no Campus 2024, que reuniu representantes de todos os órgãos da Administração Central para discutir as ações desenvolvidas pela gestão reitoral e identificar as principais demandas da comunidade local.

“Essa é uma oportunidade para a comunidade do nosso campus conversar diretamente com os representantes da Administração Geral sobre as ações desenvolvidas pela Reitoria, tirar suas dúvidas e expor suas demandas”, afirmou o presidente do Conselho Gestor do Campus USP de Ribeirão Preto, Sérgio Akira Uyemura, na abertura do evento. Uyemura também agradeceu ao diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, por receber o evento nas instalações da faculdade.

Na primeira parte da reunião, que aconteceu no Auditório da FDRP, os dirigentes locais e os representantes de todos os segmentos da comunidade universitária local se encontraram com o chefe do Gabinete do Reitor, Arlindo Philippi Junior, e os assessores do Gabinete.

“Avançando nas discussões feitas pela Universidade nas edições dos anteriores, este ciclo do programa Reitoria no Campus é orientado para a gestão acadêmica da USP, com base nas iniciativas desenvolvidas pelas nossas cinco Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento”, explicou Philippi Junior.

A prefeita do campus de Ribeirão Preto, Léa Assed Bezerra da Silva, apresentou as recentes ações da Prefeitura, como a construção da Biblioteca Central e do Centro de Vivência e a reforma dos blocos G e H da moradia estudantil e do ginásio. Em seguida, o coordenador de Administração Geral (Codage), João Maurício Gama Boaventura, e os pró-reitores apresentaram os principais pontos discutidos nas reuniões específicas.

[A partir da esquerda] Os coordenadores do programa, Fernando de Queiroz Cunha e Bruno Caramelli; o chefe do Gabinete do Reitor, Arlindo Philippi Junior; o presidente do Conselho Gestor do Campus USP de Ribeirão Preto, Sérgio Akira Uyemura; e a prefeita do campus de Ribeirão Preto, Léa Assed Bezerra da Silva – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Discutindo com a comunidade

A segunda parte do encontro foi dedicada a reuniões específicas simultâneas dos representantes do campus com os pró-reitores, superintendentes, presidentes e coordenadores dos órgãos centrais da Universidade, realizadas nas dependências da FDRP.

Encerrando a reunião, alunos do curso de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) apresentaram um concerto com músicas de Claude Debussy, Heitor Villa-Lobos, Miguel Llobet Solés, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

O próximo encontro do programa Reitoria no Campus será realizado no dia 30 de agosto, no campus de Pirassununga. Em setembro, serão realizadas reuniões em Bauru e São Carlos; em outubro, será a vez dos campi de Lorena e Piracicaba; e, em novembro, serão realizadas as reuniões na capital, encerrando o ciclo neste ano.

Reitoria no Campus – RP – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Reitoria no Campus

Lançado em 2022, o programa Reitoria no Campus é um ciclo de reuniões em que representantes da Administração Central passam o dia em um dos sete campi da USP – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e na capital – para se encontrarem com representantes da comunidade local e estimular o diálogo na Universidade.

A ideia é que, com uma maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.

As reuniões em cada um dos campi devem acontecer pelo menos uma vez por ano e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.