Luiz Gustavo Nussio e Durval Dourado Neto tomaram posse na sexta-feira, dia 16 de janeiro, como diretor e vice-diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Esalq.
“No momento em que a Universidade de São Paulo completou 80 anos e repensa seu status e seu relacionamento com a sociedade, a Esalq também se redimensiona para cumprir sua missão vitoriosa”, com essas palavras, Luiz Gustavo Nussio assumiu o cargo de novo diretor da Esalq, instituição onde se graduou e onde atua como docente do Departamento de Zootecnia.
![](https://www.usp.br/imprensa/wp-content/uploads/Posse-Esalq-1024x682.jpg)
Nussio lembrou a trajetória de quase 114 anos da Esalq e enfatizou a sua importância para a produção do conhecimento que permitiu o enorme avanço da produção agropecuária brasileira nas últimas décadas, contribuindo efetivamente para melhorar o cotidiano do cidadão brasileiro e para a sustentação do desenvolvimento econômico do país.
Mas essa contribuição nem sempre é reconhecida e, por isso, a necessidade de um esforço para dar maior visibilidade à Unidade. “São incontestáveis os progressos históricos promovidos por essa escola para o engrandecimento da nação e a consolidação da soberania em áreas estratégicas, contudo a percepção da sociedade paulista e do Brasil acerca de nossa contribuição é somente parcial”, afirmou o diretor. “A recente classificação da USP e da Esalq como a 5ª escola do mundo em Ciências Agrárias, pela U.S. News, nos revelou a dimensão de nossa instituição. Alcançou 89 dos 100 pontos potenciais, ficando atrás somente de outras quatro renomadas universidades do exterior. A posição distintiva nos orgulha e lança sobre essa administração que se inicia a responsabilidade na manutenção e na evolução dessa classificação relativa.”
Em seu discurso, o reitor Marco Antonio Zago lembrou que a Esalq é uma das sete Unidades formadoras que se uniram à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, na criação da USP, em 1934. “A USP e a sociedade brasileira muito devem à Esalq, mas também muito esperam dessa instituição. A liderança da Esalq deve-se, principalmente, aos seus professores, aos seus estudantes e aos servidores que aqui trabalham. Sem recursos humanos qualificados não há universidade de classe mundial. Mesmo assim, é preciso fazer mais e melhor, e nós faremos. Tanto a USP quanto a Esalq. Vamos trabalhar juntos, em consonância para fortalecer nossas atividades-fim”, afirmou o reitor.
Zago também falou sobre as mudanças pelas quais a USP tem passado nos últimos meses e sobre a necessidade de a Universidade discutir especialmente alguns assuntos ligados à Graduação, como a reforma curricular dos cursos de Graduação, as novas formas de ingresso, a adesão a sistemas de avaliação externa, como o Enade, além da criação de um sistema próprio de avaliação, o treinamento de docentes para a docência, a ampliação do uso de técnicas mais modernas de ensino e a flexibilização do currículo.
A cerimônia também contou com a presença do vice-reitor, Vahan Agopyan; do pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes; do secretário-geral, Ignácio Maria Poveda Velasco; do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, representando o governador Geraldo Alckmin; do vice-prefeito da cidade de Piracicaba, João Chaddad; além de muitos outros dirigentes, políticos e egressos da Escola.
Medalha Luiz de Queiroz
Na noite do dia 15 de janeiro, o reitor também participou da sessão solene de Colação de Grau da Classe de 2014. A cerimônia aconteceu no gramado central da Esalq e foi conduzida pelo então diretor da Escola, José Vicente Caixeta Filho.
![](https://www.usp.br/imprensa/wp-content/uploads/Medalha2-1024x682.jpg)
Na ocasião também aconteceu a entrega da Medalha Luiz de Queiroz ao professor emérito João Lúcio de Azevedo e ao professor titular aposentado José Roberto Postali Parra.
Instituída pelo governador do Estado em 1977, a medalha é uma homenagem aos que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura no Estado de São Paulo. A medalha é concedida pela Esalq, mediante indicação do Conselho da Medalha, com manifestação favorável do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.
(Fotos: Ernani Coimbra / Gerhard Waller)