O Instituto de Medicina Tropical, centro interdepartamental ligado à Faculdade de Medicina (FM), ganhará um novo prédio. Trata-se do Centro de Simulação de Doenças Negligenciadas, que estará focado no estudo de doenças tropicais e saúde internacional. O repasse de R$ 22 milhões para a construção da nova infraestrutura do instituto foi anunciado pelo governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, em um evento realizado no dia 10 de novembro.
Com o novo prédio, o centro de pesquisa poderá expandir suas pesquisas na área de doenças emergentes e reemergentes de alto potencial epidêmico, como covid-19, varíola do macaco, febre amarela, dengue, entre outras. O espaço de 3,7 mil metros quadrados contará com laboratórios, além de espaço para atividades acadêmicas de simulação de procedimentos médicos para alunos da FM.
Na ocasião, também foram entregues a reforma de três alas do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da FM: a UTI do Trauma e as enfermarias da Geriatria e da Reumatologia. O investimento de R$ 8 milhões em melhorias no Instituto Central do HC resultará no aumento do número de leitos oferecidos e do monitoramento de pacientes, além do avanço da infraestrutura das alas. As mudanças beneficiarão usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em discurso no evento, que contou com a presença de autoridades governamentais e profissionais da área da saúde, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, agradeceu aos que trabalham no Hospital das Clínicas pela capacidade e agilidade no exercício de suas funções e ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, pelo respeito e investimento realizado na Universidade e em suas instituições associadas. “Eu tenho certeza que o governo de São Paulo está contente com cada real investido no HC, que se transforma em uma melhora direta para a população”, afirmou, elogiando a atuação do hospital durante a pandemia.
Garcia parabenizou a atual gestão reitoral pelo quase um ano à frente da Universidade e pelos investimentos feitos pela Reitoria nos Hospitais das Clínicas de São Paulo e de Ribeirão Preto. O governador também destacou as iniciativas do Governo no Estado relacionadas à área da saúde. “Nós inauguramos um novo momento nessa relação entre Governo e Universidade. Todos estamos no mesmo lugar: do lado de São Paulo, da ciência, da pesquisa e da verdade”, finalizou.
“Tanto a entrega das reformas quanto a construção deste novo prédio vão corroborar e promover ainda mais as vocações do sistema Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas, que são, além da assistência de qualidade, a produção de conhecimento científico e formação de novos profissionais da medicina alinhados com os desafios que a saúde tem posto nos tempos atuais e futuros”, afirmou a diretora da FM e presidente do Conselho Deliberativo do HC-FMUSP, Eloísa Bonfá.