Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia organizou a melhor Semana de Recepção aos Calouros de 2024

A cerimônia de premiação contou com a presença de representantes dos diversos cursos de graduação da Universidade, tanto da capital quanto do interior

Publicado: 28/06/2024
Alunos que participaram das atividades da Semana de Recepção aos Calouros, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Nessa quinta-feira, 27 de junho, a Pró-Reitoria de Graduação concedeu o prêmio Semana de Recepção aos Calouros 2024, junto com o troféu Recepção Legal e a menções honrosas conferidas às unidades que desenvolveram atividades para a recepção dos novos ingressantes de 2024. O evento aconteceu na Sala de Congregação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA).

A premiação é concedida anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação. Neste ano, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) foi a vencedora. O segundo lugar foi para a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e o terceiro lugar foi destinado à Escola Politécnica (Poli).

Além do troféu Recepção Legal e da placa de Semana de Recepção aos Calouros, a FMVZ também abrigará por um ano a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, criada especialmente para o Prêmio em 1999, simbolizando os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a semana.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, parabenizou todas as unidades que participaram das atividades voltadas aos calouros neste ano, destacando a evolução da Semana de Recepção no passado para a forma como ela é realizada atualmente. “Há 10 anos, tínhamos uma recorrência de episódios, durante a recepção aos novos alunos, que se pautavam na humilhação e no preconceito. Felizmente, com o trabalho constante das Comissões de Graduação (CGs), podemos celebrar essa nova fase na vida de cada calouro com respeito e humanização. Isso é mais um passo para a formação não apenas de profissionais, mas de cidadãos”, disse o reitor.

O Prêmio é concedido anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Já o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado, declarou sua satisfação com a Semana de Recepção aos Calouros, que marca um dos episódios mais felizes na vida dos novos ingressantes. “É nossa responsabilidade, diante de um momento tão especial quanto esse, transformá-lo em oportunidades de integração e acolhimento, para que todos possam desenvolver um sentimento de pertencimento à nossa Universidade”, afirmou Segurado.

O diretor da FMVZ e superintendente de Prevenção e Proteção Universitária, José Antonio Visintin, agradeceu a premiação e destacou que “os valores adotados na Semana de Recepção da FMVZ fazem parte do DNA do nosso curso e da nossa instituição”.

Na cerimônia, além dos dirigentes e representantes dos diversos cursos da Universidade, estavam presentes vários alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), que receberam as congratulações por seus trabalhos durante a Semana.

Semana de Recepção aos Calouros

Integração de alunos durante a Semana de Recepção aos Calouros de 2024, na Escola de Comunicações e Artes – Foto: Julio Cesar Bazanini/USP Imagens

Desde 1998, a Semana de Recepção aos Calouros tem o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma integração entre os veteranos e seus calouros, pautada no respeito e na inclusão. Ela acontece na primeira semana do ano letivo, com a substituição das aulas regulares por atividades que incluem oficinas, gincanas, palestras e ações sociais.

Neste ano, a semana aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 1° de março, e teve como tema a campanha “Viver a USP é melhor que sonhar”. Criada por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), a campanha buscou transmitir os valores cultivados pela USP: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

* Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto