“É necessário refletir sobre o papel da mulher em um sistema de governança renovado”

Em novo livro da Cátedra José Bonifácio, Susana Malcorra analisa a participação das mulheres nos âmbitos político e econômico e no cenário dos direitos humanos e da sustentabilidade

06/10/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 09/10/2023 as 16:34
Perspectiva Feminista para uma Nova Governança Global é o décimo livro da Cátedra José Bonifácio. Publicado pela Edusp, é possível acessá-lo gratuitamente no site da editora – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Foi lançado ontem, dia 5 de outubro, em cerimônia na Sala do Conselho Universitário, o livro Perspectiva Feminista para uma Nova Governança Global. Coordenada por Susana Malcorra, décima catedrática da Cátedra José Bonifácio, a publicação marca o fim do período da ex-ministra de Relações Exteriores e Culto da República Argentina à frente da função acadêmica. O evento de publicação da coletânea é tradição da cátedra e, neste ano, foi parte da programação da segunda edição do USP Pensa Brasil.

A coletânea de artigos traz análises sobre a participação das mulheres nos âmbitos político e econômico e no cenário dos direitos humanos e da sustentabilidade e sobre o feminismo, perspectiva sob a qual Malcorra e seus colaboradores de pesquisa trabalharam. Como resultado, coloca-se como essencial uma maior presença ativa feminina em espaços de governança, o que possibilitaria um enfrentamento mais efetivo de problemas contemporâneos.

+ Mais

Ex-ministra argentina Susana Malcorra será a nova titular da Cátedra José Bonifácio

USP disponibiliza na internet livros da Cátedra José Bonifácio

Presidida pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, a cerimônia contou com a presença da catedrática; da vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda; do diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari; e do superintendente do Santander Universidades, Rafael Gomes.

Dallari, que também é coordenador do Centro Ibero-Americano (Ciba), organizador da cátedra, classificou-a como um “projeto que se soma às iniciativas que marcam a presença da Universidade de São Paulo na sociedade brasileira e na comunidade acadêmica mundial”. Além de rememorar a atuação da Cátedra José Bonifácio nos últimos dez anos, desde sua criação, o diretor também celebrou a participação de bolsistas do Programa Unificado de Bolsas (PUB) na organização do livro lançado. “São pessoas que trabalham pela Universidade e que respondem ao estímulo que a Universidade dá com esse programa de bolsas. Esse trabalho tem sido fundamental na vida da USP”, agradeceu.

Já Carlotti definiu a cátedra como um espaço de intercâmbio de ideias. “Esse é o papel da cátedra na nossa Universidade: trazer uma visão externa, uma experiência internacional de irmãos, tanto da Península Ibérica, quanto das Américas, para aumentar a qualidade do que nós fazemos dentro da Universidade, para melhorar nosso ensino, nossa pesquisa e nossa colaboração com a sociedade em geral”, explicou. O reitor apresentou, ainda, a intenção da Universidade de defender a escolha de uma mulher como próxima secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Susana Malcorra, décima catedrática da Cátedra José Bonifácio, autografa o livro que coordenou – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em seu discurso, a vice-reitora Maria Arminda expressou a honra da Universidade em ter uma cátedra que possui regularidade de pesquisa e explora temas altamente relevantes para o debate na universidade pública sobre a América Latina. Ela teceu elogios a Susana, a quem chamou de “mulher notável, intelectual de grande calibre e líder global sobre as questões de gênero”, e reforçou a importância da presença feminina em organismos centrais do mundo.

Por fim, a catedrática agradeceu pelo “enorme prazer” de assumir a cátedra e explicou os resultados da pesquisa elaborada nos últimos meses. Ela falou sobre a necessidade imperativa de “repensar a governança global” e “refletir sobre o papel da mulher em um sistema de governança renovado que, como sociedade, somos chamados a construir”. De acordo com Susana, a presença feminina faz-se essencial na construção de um mundo melhor para todas e todos, centrado nas pessoas, no planeta e na prosperidade — em grande parte por conta da capacidade criativa e eficaz das mulheres de abordarem e resolverem problemas atuais.

O livro Perspectiva Feminista para uma Nova Governança Global e as demais obras produzidas pela Cátedra José Bonifácio ao longo da década podem ser acessados digital e gratuitamente pelo Portal de Livros Abertos da Editora da USP (Edusp).

*Estagiária sob supervisão de Michel Sitnik