
Gislene Aparecida dos Santos
\\ ARTICULISTAS DO JORNAL DA USP
A visão de pesquisadores da USP, em textos mensais

O que se cobra de pessoas negras no mundo acadêmico
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

No que a USP ainda tem que mudar
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

Avaliação de mérito acadêmico, ações afirmativas e os 90 anos da USP
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

“Um peso enorme” — as consequências psíquicas de não ser indicado a professor titular
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

Sobre as manifestações de estudantes contra o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

A filosofia do corre e a impossibilidade da liberdade
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

Um outro olhar sobre a reserva de vagas para docentes pretos, pardos e indígenas
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

A importância do convívio com pessoas diferentes de nós
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

Esperanças para 2023
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

“Descendente”: uma aula de consciência, resiliência e ancestralidade
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

Cientistas e pesquisadores não são neutros
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

Intelectualidade negra: relembrando Milton Santos
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

A metáfora do trem e políticas públicas para a equidade racial
Por Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP
VEJA TAMBÉM
\\ ARTIGOS
Colaborações voluntárias da comunidade USP

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP

Os progressistas se comunicam mal com o povo?
Por Henrique Braga, doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Marcelo Módolo, professor da FFLCH-USP

Curso sobre nutrição e metabolismo reúne alunos de pós do Brasil e da Alemanha
Por Jarlei Fiamoncini, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP

Maria Rita Kehl e a crítica aos movimentos identitários
Por Márcio Moretto Ribeiro, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
\\ COLUNISTAS DA RÁDIO USP
Análises e opiniões de qualidade diariamente

Dependência digital ou problema de comportamento?
Para Luli Radfahrer, a maior parte das pessoas não tem vício digital, mas sim um problema de comportamento

Para Marisa Midori, depois do Carnaval vem…”Apocalipse”
A colunista fala, esta semana, de exposição em Paris que aborda o “Apocalipse de São João” e suas variantes artísticas

Estamos passando por uma transição energética?
José Eli da Veiga diz que isso não está acontecendo e que é improvável que ocorra a desaceleração do aquecimento global nesta primeira metade do século

Mais do que celebração, o Dia Internacional da Mulher representa luta por direitos
No dia 8 de março de 1917, na Rússia, cerca de 90 mil operárias têxteis saíram às ruas para protestar contra as péssimas condições de trabalho

Semaglutida e a segurança para os olhos
Efeitos colaterais da medicação chamam a atenção da comunidade médica

A inteligência artificial e as crianças
Colunista diz que pesquisadores estão procurando identificar os riscos para as crianças no futuro, das tecnologias que estão sendo construídas no presente