Palestra apresenta perspectivas guaranis para temas como racismo e branquitude

Psicóloga Geni Núñez é a convidada do próximo seminário do Centro de Estudos Ameríndios da USP; evento terá transmissão pelo Youtube

28/08/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 29/08/2023 as 16:47
Para Kuruxu (“grafismo cobra jararaca”) é um grafismo encontrado na cestaria tradicional dos Guaranbi M’byá – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Reprodução/Museu da UFRGS

Em sua pesquisa de doutorado, Geni Núñez analisou produções acadêmicas indígenas do povo Guarani para observar como essas autorias vêm definindo conceitos como raça, etnia, branquitude e etnogenocídio. Sua análise permitiu destacar grandes diferenças na forma como autorias indígenas e não indígenas discutem o racismo, bem como defender as perspectivas guarani e indígena, em geral, como epistemologias válidas para combatê-lo.

+ Mais

Nas comunidades indígenas cuidados à saúde devem ultrapassar a atenção primária

Saberes indígenas contribuem para diversidade de pesquisas e eventos na USP

Os indígenas ontem e hoje: sob a perspectiva ameríndia

Com formação em psicologia, Geni defendeu sua tese de doutorado em 2022 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No dia 31 de agosto, estará na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP para compartilhar um resumo de sua tese, intitulada Nhande ayvu é da cor da terra: perspectivas indígenas guarani sobre etnogenocídio, raça, etnia e branquitude. A palestra é gratuita e, para participar, não é necessário fazer inscrição. O evento será presencial, com transmissão on-line pelo canal da FFLCH no YouTube.

Entre os destaques da pesquisa, Geni observou que as autorias não indígenas caem no apagamento das especificidades indígenas quando o tema é o racismo, restringindo-se a um binarismo que só trata do negro e do branco. Por outro lado, os trabalhos produzidos na universidade por indígenas Guarani trazem uma autodefinição que não é pautada por um fenótipo específico, mas pelo pertencimento coletivo ao povo guarani, à sua cultura, língua e modo de vida.

Além disso, as autorias indígenas Guarani têm definido o conceito de branquitude a partir da noção de propriedade privada, da imposição de marcos temporais coloniais, da tentativa de dominação e exploração de seres humanos e não humanos e da “não concomitância característica das monoculturas de pensamento”, conforme diz o resumo da tese.

Geni Núñez é guarani, integrante da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI) e da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. É também coassistente da Comissão Guarani Yvyrupa. Estará na FFLCH a convite do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA), contribuindo com o ciclo de seminários regulares do grupo. Pessoa não binária, Geni tem levado reflexões sobre racismo, binarismo, afetos e relações não monogâmicas a eventos e às redes sociais, sempre partindo de um ponto de vista anticolonial. Atualmente, está lançando o livro infantil Jaxy Jaterê, que conta a versão guarani da história do Saci Pererê. Tem um perfil no Instagram com mais de 290 mil seguidores, no qual faz críticas anticoloniais ao binarismo e ao que chama de “monocultura dos afetos”

Cartaz sobre palestra com Geni Núñez – Foto: Divulgação/FFLCH-USP

Palestra com Geni Núñez:
Perspectivas indígenas Guarani sobre etnogenocídio, raça, etnia e branquitude
Data: quinta-feira, 31 de agosto de 2023, das 18 às 19 horas
Local: FFLCH, Prédio de Ciências Sociais, Sala 8 – Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Com transmissão pelo YouTube