Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 24 de outubro de 2020, que apresentou músicas ao ritmo de forró cantadas só por mulheres.
“Embora o forró seja muito masculino e geralmente muito machista, teve muitas mulheres que fizeram e continuam fazendo parte dessa história.”
Com essas palavras, o apresentador Paulinho Rosa abriu o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 24 passado, que apresentou músicas em ritmo de forró interpretadas somente por mulheres. Essa edição de Vira e Mexe faz parte das comemorações dos 70 anos do forró – iniciada no programa anterior – e também integra a campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
No programa, foram apresentados forrós cantados por “rainhas” do ritmo – na expressão de Paulinho Rosa – e de outras mulheres que se dedicaram ao ritmo. Foram ouvidas composições nas vozes de Marinês, Carmélia Alves, Anastácia, Chiquinha Gonzaga (irmã do “rei do baião”, Luiz Gonzaga), Elba Ramalho e Amelinha. Outras intérpretes exibidas no programa foram Ermelinda, Janayna Pereira, Bernardete França, Thais Nogueira, Diana do Sertão e Mariana Aydar.
Ouça nos links acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.
As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.