Da flauta para o piano, Léa Freire mostra sua versatilidade

No disco “Cine Poesia”, a artista se apresenta ao piano solo, em músicas acompanhadas por filmes

 11/08/2020 - Publicado há 4 anos
Por

A flautista, compositora e arranjadora Léa Freire lança disco ao piano – Foto: Divulgação

Para quem a conhece como compositora, arranjadora e uma das principais flautistas brasileiras, o novo disco de Léa Freire pode causar surpresa. Agora no piano solo, Léa propõe um diálogo entre sons e imagens no seu novo disco, Cine Poesia. Nele, todas as músicas são acompanhadas por filmes produzidos por Lucas Weglinski, que faz uma narrativa para cada composição, como um disco-filme. 

Capa do novo álbum de Léa Freire – Foto: Reprodução/Youtube

A obra foi lançada primeiramente na forma de singles, uma faixa de cada vez. Mas agora já está disponível na íntegra nas principais plataformas digitais. Ao todo são 11 músicas com a performance solo de Léa e uma de bônus, Mamulengo, apresentada com as flautas de Keith Underwood e Ali Ryerson, ambos dos Estados Unidos. A produção musical do disco é de Felipe Senna. 

O trabalho com o ator, compositor e diretor Weglinski também foi especial para Léa, na medida em que adicionou às suas performances no piano “camadas de poesia cinematográfica”, como destaca o texto de divulgação do novo disco, produzido pela assessoria de imprensa de Léa. Segundo a artista, as imagens funcionam como se fossem as letras das canções, e para cada uma delas existe um filme e uma história característica.

De acordo com Léa, o projeto no piano solo é antigo, nasceu como um desafio pessoal, uma meta e ser superada. Mas acabou ganhando força como uma forma de provar que mulheres também podem escrever música e partitura para piano.

“Saí ganhando porque estudei muito, aprendi muito, as gravações foram sensacionais e as novas parcerias foram surgindo com essa nova característica transformadora, a música se permeando”, conta Léa Freire.

Além da carreira musical, Léa também é a idealizadora e administradora do selo Maritaca, dedicado à música instrumental brasileira. 

O disco Cine Poesia, de Léa Freire, está disponível nas principais plataformas digitais. Os filmes que acompanham cada uma das produções podem ser vistos no canal do YouTube da Maritaca Discos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.