Foto: Freepik e Editora da USP

Livro sobre relações entre Brasil e Angola será lançado na USP

Publicada pela Editora da USP, obra destaca atuação de dois diplomatas em Luanda no século 19

11/10/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Guilherme Castro

Aspectos pouco conhecidos das relações entre o Brasil e a África no século 19 são abordados no livro Dois Cônsules de Sua Majestade Imperial em Luanda (1822-1861), de Gilberto da Silva Guizelin, que será lançado nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 15 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa, na Cidade Universitária, em São Paulo, com a presença do autor. Na ocasião, o professor Samuel Alves Soares, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), fará a palestra Relações Brasil-Angola: Entre a Independência Brasileira e o Fim do Tráfico Atlântico de Escravos. A obra é uma publicação da Editora da USP (Edusp).

Com 336 páginas, o livro reconstitui o relacionamento entre Brasil e Angola por meio da trajetória de dois diplomatas brasileiros, Rui Germack Possolo e Saturnino de Sousa e Oliveira, que atuaram na capital angolana entre as décadas de 1820 e 1860. Nesse período houve marcos importantes, como aponta o professor Jaime Rodrigues, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que assina os textos da orelha e da contracapa do livro: a Independência brasileira, a negociação para o reconhecimento da nova condição do Império, a mediação inglesa e as pretensões imperiais diante de Angola. “Construir uma relação vantajosa para a Coroa brasileira e que atendesse aos interesses renovados do comércio a partir do fim do tráfico de escravizados com Angola era a fórmula que se precisava inventar”, escreve Rodrigues. “É pelos meandros da história das novas bases e da manutenção das antigas formas de comércio e política entre Angola e Brasil que este livro de Guizelin nos conduz com sucesso.”

Gilberto da Silva Guizelin - Foto: Reprodução/ResearchGate

O professor Gilberto da Silva Guizelin - Foto: Reprodução/ResearchGate

Dois Cônsules de Sua Majestade Imperial em Luanda reproduz a tese de doutorado que Guizelin defendeu em 2016 na Unesp. Atualmente ele é professor da Universidade Federal do Paraná (UFP), com pós-doutorado em História Social realizado na USP. É membro da Associação Brasileira de Estudos Africanos e da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos.

O livro Dois Cônsules de Sua Majestade Imperial em Luanda (1822-1861), de Gilberto da Silva Guizelin, será lançado nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 15 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa (Avenida Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-4156.