USP precisa de voluntários para pesquisa sobre efeitos da atividade física e hipóxia na diabete tipo 2

O estudo vai avaliar o efeito da hipóxia, redução do oxigênio no ar, similar ao que ocorre em grandes altitudes, na prevenção e tratamento da diabete tipo 2

 Publicado: 22/07/2024
Por
Foto: hc-ufu/gov.br

A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP precisa de voluntários para pesquisa que vai investigar os efeitos de um programa de atividade física combinado com a exposição à hipóxia, redução do oxigênio no ar, similar ao que ocorre em grandes altitudes, na prevenção e tratamento do diabete tipo 2. Para se inscrever basta enviar informações para o WhatsApp (16) 99351-8171 ou para o e-mail matheusfirmino@usp.br.

Podem participar homens e mulheres, com idade entre 18 e 59 anos, com diagnóstico de diabete tipo 2 e que não usam insulinoterapia. Os pesquisadores vão avaliar, durante oito semanas, os efeitos da exposição à hipóxia, associada ou não a um programa de exercício de alta intensidade sobre parâmetros fisiológicos, metabólicos, morfológicos e cardiorrespiratórios em indivíduos com diabetes. Os participantes terão um programa de treinamento individualizado e supervisionado por profissionais da EEFERP e farão exames de controle da glicemia, de composição corporal, gasto energético, entre outros. 

O estudo é do nutricionista Matheus Firmino, orientado pelo professor Marcelo Papoti, coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências Fisiológicas e Exercício (Gecifex). 

Mais informações: (16) 99351-8171.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.