“Pantera Sessions” do grupo Filarmônica de Pasárgada é o destaque do “Express Cultura”

O grupo paulistano Filarmônica de Pasárgada tem como proposta apresentar elementos do erudito, como sugere o nome, mas com raízes fincadas no popular, com inspiração no tropicalismo e na vanguarda paulista

 20/09/2024 - Publicado há 3 meses
Por
A imagem mostra um grupo de sete pessoas em pé, lado a lado, cada uma segurando um instrumento musical ou objeto. O fundo é branco, destacando as pessoas e os objetos que seguram
Grupo paulistano Filarmônica de Pasárgada – Foto: Divulgação site oficial do grupo
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta sexta-feira (20) destaca o evento Pantera Sessions com o grupo paulistano Filarmônica de Pasárgada, que tem como proposta apresentar elementos do erudito, como sugere o nome, mas com raízes fincadas no popular, com inspiração no tropicalismo e na vanguarda paulista. A Filarmônica de Pasárgada foi formada em 2008 por alunos do curso de Música da USP com o objetivo de interpretar as canções de Marcelo Segreto, principal compositor do grupo. São canções que demonstram intimidade com a história da música brasileira ao mesmo tempo em que criam novos ambientes sonoros. O show, livre para todos os públicos, será às 21h, no Espaço Muselab, Avenida Sumaré, 455. Entrada gratuita mediante inclusão antecipada do nome na lista. Para garantir seu ingresso, basta acessar o post do evento fixado no perfil desta página no Instagram e deixar seu nome nos comentários. Até às 22h, entrada com nome na lista. Após esse horário, a entrada está sujeita à lotação do espaço.

No Sesc, nesta sexta-feira (20) tem bate-papo com Letrux. Nessa conversa, a cantora comenta sobre seus processos de criação e escrita para música e literatura. Fala sobre seu novo livro, Tudo que já nadei: ressaca, quebra-mar e marolinhas e sobre a investigação do cotidiano e de sua vida como combustível criativo. O bate-papo, indicado para maiores de 16 anos, gratuito, será às 20h, no Sesc, Rua Tibiriçá, 50, no Centro.

A Casa Belas Artes apresenta novos filmes em cartaz desta sexta-feira até domingo. O primeiro filme é Bernadette, da diretora Léa Domenach, longa que acompanha a protagonista Bernadette, que é esquecida e considerada antiquada. Exibição às 14h e às 19h. O próximo filme é a animação Proibido a Cães e Italianos, longa do diretor Alain Ughetto que se passa no início do século 20, no norte da Itália, em Ughettera, berço da família Ughetto. A animação será exibida às 16h. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério

No Salão de Arte de Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (20), tem a abertura da exposição E Tudo Isso Foi no Mês que Vem, do artista visual Renato Grecco. A exposição, que faz parte do projeto A Vida Secreta dos Elefantes, é gratuita e indicada para maiores de 14 anos. A visitação começa às 19h, no Museu da Imagem e do Som, R. Cerqueira César, 371. 

No Teatro Municipal, mais uma atividade do 20º Festival de Teatro TPC: o espetáculo As Três Portas. A peça se passa nos anos 1950, em uma pensão que abriga pessoas marcadas pelas dores e tristezas que as assolam. O espetáculo, indicado para maiores de 12 anos, será às 20h. Valores dos ingressos aqui. Já no sábado, também como parte do 20º Festival de Teatro TPC, tem Alice no País das Maravilhas, peça que conta a história de Alice, uma menina que um dia resolveu seguir um coelho branco usando colete e relógio de bolso. O espetáculo, livre para todos os públicos, será às 11h, no Teatro Municipal. Os ingressos estão à venda aqui. 

A Biblioteca Sinhá Junqueira exibe o filme Estômago, do diretor Marcos Jorge. O longa conta a história de Raimundo Nonato, um homem que, em busca de uma vida melhor, se muda para a cidade grande com grandes esperanças. O filme, indicado para maiores de 16 anos, tem exibição gratuita às 14h deste sábado. Após a exibição do filme, tem roda de conversa com o diretor do longa, Marcos Jorge. O bate-papo, gratuito, será às 16h.

A Jornada Municipal de Patrimônio e Primavera dos Museus 2024 exibe amanhã o documentário Madre, seguido de bate-papo com as diretoras Ana Paula Pinheiro e Marcela Varani. O filme conta a história da freira franciscana Maurina Borges da Silveira que, no ano de 1969, durante a ditadura militar, em Ribeirão Preto, foi presa, torturada e exilada. Às vésperas do centenário de Maurina e mais de 50 anos depois do ocorrido, sua história ainda carrega perguntas e rumores nunca esclarecidos. A exibição será às 18h30, na Biblioteca Sinhá Junqueira, que fica em frente à Praça Quinze, no Centro.

O Museu Casa de Portinari promove a atividade Pedalando com o Museu: Edição Especial em Celebração à Semana do Turismo de Brodowski. O público visitante do museu poderá utilizar as bicicletas do projeto Pedalando com o Museu para um passeio cultural ciclístico. A atividade, gratuita, acontece no sábado e no domingo, das 10h às 15h, na Esplanada do Museu Casa de Portinari, Praça Candido Portinari, nº 298, no Centro de Brodowski.   

No Sesc, amanhã, tem exibição da animação infantil Patrulha Canina – Um Filme Superpoderoso do diretor Cal Brunker. No longa, os filhotes da Patrulha Canina ganham poderes após um meteoro mágico cair em Adventure City. A exibição é gratuita, às 16h, no Sesc, Rua Tibiriçá, 50, no Centro. No domingo, tem o lançamento do livro ilustrado Papai Pintava, com construção do livro e produção autoral de Odilon Moraes. A atividade, gratuita, será às 10h30 no Sesc, Rua Tibiriçá, 50. 

A próxima dica para o domingo é o Circuito – Tour Negro: Novos olhares sobre o mesmo horizonte, com o historiador e engenheiro Thales Sposito. O passeio tem como objetivo refletir sobre as realidades culturais negras na sociedade. A atividade, gratuita, será às 10h, em frente ao Centro Cultural Palace, Rua Álvares Cabral, 322. 

Também no domingo, tem exibição do filme As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, dos diretores Jeff Rowe e Kyler Spears. O longa em animação segue as versões adolescentes de Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello, quatro tartarugas que, após serem expostas a uma substância radioativa, acabam se transformando em animais antropomórficos. A exibição do filme, indicado para maiores de 10 anos, é gratuita e será às 16h, no Sesc, R. Tibiriçá, 50, Centro.

Por fim, mais um espetáculo que integra a programação do 20º Festival de Teatro TPC, Adeus Fadas e Bruxas. Na trama, descobrir o motivo das crianças deixarem de lado os livros de história e, assim, abandonarem também as brincadeiras e a imaginação. O espetáculo, livre para todos os públicos, será às 11h, no Teatro Municipal. A compra dos ingressos é através  site www.teatrotpc.com.br.  

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rita Stella e Ferraz Junior

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.