Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto tem nova diretoria

Professores Jorge Elias Júnior e Marisa Márcia Mussi assumiram a gestão, como diretor e vice-diretora, respectivamente, no último dia 31 de maio

Publicado: 04/06/2024
Jorge Elias Júnior e Marisa Márcia Mussi – Foto: Documentação Científica FMRP

Desde o último dia 31 de maio, o professor Jorge Elias Júnior assumiu a diretoria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Ele substitui o professor Rui Alberto Ferriani, após ter exercido a função de vice-diretor. A professora Marisa Márcia Mussi assume agora a vice-diretoria.

Diretor

Jorge Elias Júnior fez graduação em Medicina pela FMRP, onde também concluiu o mestrado e o doutorado. O pós-doutorado foi feito na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Atualmente é professor titular Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica.

Sua linha de pesquisa é na área de ressonância magnética de abdômen e pelve, com ênfase no estudo do fígado e pâncreas. Tem mais de 230 trabalhos publicados entre artigos completos e capítulos de livros, além de 104 apresentações de resumos em anais de congresso e 34 artigos em anais de congressos. Orientou 17 mestres e sete doutores.

Com extensa atuação na área administrativa foi coordenador do Centro de Ciências das Imagens e Física Médica, chefe do Departamento de Clínica Médica e do Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica, além de vice-diretor da FMRP.

Vice-diretora

Marisa Márcia Mussi é médica, formada pela FMRP onde também concluiu o mestrado e o doutorado na área de Pediatria. O pós-doutorado foi feito no Departamento de Imunologia e Infecção na Escola de Medicina da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, e cursou Epidemiologia Clínica no Departamento de Epidemiologia na Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, também nos Estados Unidos.

Atualmente é professora titular do Departamento de Pediatria da FMRP e sua linha de pesquisa tem ênfase em Saúde Materno-Infantil com atuação nas áreas: recém-nascido, infecções congênitas e perinatais, imunidade e infecção em lactentes. Tem cerca de 230 trabalhos publicados, entre artigos e capítulos de livros, além de mais de 280 trabalhos apresentados e publicados em congressos. Orientou 16 mestrados, 12 doutorados e um pós-doutorado.

A vice-diretora foi membro de diversas comissões estatutárias e de consultoria e tem experiência na área administrativa, com funções como coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre Infecção Materna Perinatal e Infantil do Hospital das Clínicas da FMRP, vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação da FMRP e presidente da Comissão Central do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da USP, entre outras.

Plano de gestão

Com foco na inovação, sustentabilidade, valorização humana e integração com a comunidade​, o plano de gestão da nova diretoria da FMRP tem como meta continuar formando profissionais de saúde altamente qualificados, éticos e comprometidos com a qualidade e o compromisso social.

Assim, estão nos objetivos dos novos gestores dar continuidade à implementação do novo currículo do curso de Medicina e apoiar os programas de pós-graduação, considerando a possibilidade de fusões ou readequações de programas para manter a excelência acadêmica.

Também estão nos planos incentivar a produção científica de alta qualidade, apoiar a captação de recursos e fortalecer a Central de Equipamentos Multiusuários, além de promover a integração entre pesquisa básica e aplicada, estimulando reuniões e fóruns de pesquisa.

Infraestrutura e recursos humanos

No programa apresentado destaque para a ampliação e melhoria da infraestrutura física da unidade, incluindo a construção do prédio das Ciências Básicas e outras reformas necessárias, para criar ambientes propícios para pesquisa, ensino e extensão.

Os professores também se comprometeram com a valorização dos servidores técnico-administrativos e docentes, incluindo a revisão de cargos e a implementação de um Centro de Apoio aos Servidores, com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho e promover a inclusão e o pertencimento.

A implementação de ações focadas no tratamento de resíduos, consumo de água, mobilidade e energia, alinhadas com a agenda na ESG (governança ambiental, social e corporativa) também é destaque no plano de gestão. Somado a essa governança está a busca por mecanismos para otimizar o funcionamento administrativo, minimizando a burocracia e promovendo reuniões regulares de trabalho para garantir clareza nas tarefas e responsabilidades.

Fortalecer a interação com a Reitoria, governos e outras instituições para garantir a harmonia na gestão de recursos e oportunidades. Melhorar a comunicação interna e externa para aumentar a visibilidade da FMRP, atrair talentos e recursos e fortalecer a imagem institucional completam os objetivos dos novos gestores.