Uso da voz em aparelhos eletrônicos se fará cada vez mais presente

Esse tipo de tecnologia tem capacidade de ser adaptado para qualquer aparelho que demande uma ação humana

 03/05/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Luli Radfahrer comenta, na coluna desta semana, que os assistentes pessoais em aparelhos eletrônicos são uma nova etapa da interface. Segundo ele, “o que a gente vai ver no futuro próximo é voz cada vez mais presente”, isto é, em breve as pessoas não vão mais interagir com as máquinas por meio de teclas. Fica sugerido que essa tecnologia tem a capacidade de progredir para qualquer aparelho que demande uma ação humana.

Nesse cenário, há vantagens e desvantagens. Como cada um tem uma assinatura vocal muito característica, o colunista acredita que o uso da voz nos equipamentos pode melhorar a segurança. Por outro lado, ele afirma que a privacidade pode ficar ainda mais reduzida e a dependência do humano em relação à tecnologia pode aumentar.

Confira a íntegra da coluna Datacracia no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.