Blog
Fotomontagem por Adrielly Kilryann/Jornal da USP
Um novo leque de articulistas sobre temas estudados pela Universidade
Uma das missões do Jornal da USP é ampliar, cada vez mais, a contribuição dos professores e especialistas da Universidade de São Paulo para o debate e a solução dos incontáveis desafios que a sociedade brasileira tem à sua frente, em todas as áreas do conhecimento.
Para cumpri-la, criamos uma nova seção de articulistas fixos que contribuirão, uma vez por mês, com um artigo expondo seu conhecimento e sua vivência em temas de sua especialidade.
A nova seção, que apresenta, inicialmente, uma lista de 40 professores da Universidade, estará à disposição dos leitores a partir deste dia 15 de agosto.
Conheça abaixo a lista dos novos articulistas:
Alecsandra Matias de Oliveira
Especialista em cooperação e extensão universitária do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc), membro da ABCA, curadora independente e pesquisadora do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes.
Alexandre Macchione Saes
Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP. Suas pesquisas gravitam nos temas da história do setor elétrico brasileiro, do pensamento econômico do Brasil e da metodologia e ensino de história econômica. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica – ABPHE (2015-17). É diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2022- ).
Ana Elisa Bechara
Professora titular da Faculdade de Direito da USP e professora visitante da Universidad de Salamanca desde 2011, sendo docente do Programa de Doutorado Estado de Derecho y Gobernanza Global e do Máster en Estudios Brasileños. Tem como principais linhas de atuação: teoria do bem jurídico; hermenêutica penal; combate à corrupção; e questões de gênero e direito.
Bruno Paes Manso
Jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Autor, entre outros, de A guerra: A ascensão do PCC e o mundo do crime do Brasil, em coautoria com Camila Nunes Dias, e de A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro.
Cicero Romão de Araujo
Professor de Teoria Política do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; autor, entre outros de A forma da República: da Constituição Mista ao Estado (Martins Fontes, 2013) e, junto com André Singer e Leonardo Belinelli, Estado e democracia: uma introdução ao estudo da política (Zahar, 2021). Suas pesquisas concentram-se na interface entre a filosofia moral, a teoria social e a ciência política.
Cláudia Souza Passador
Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas.
Dennis de Oliveira
Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e cultura, processos mediáticos e culturais, comunicação e recepção, processos mediáticos e jornalismo, mídia e racismo, e integração na América Latina.
Elaine Santos
Socióloga e licenciada em geografia. Fez seu mestrado em Energia, pela Universidade Federal do ABC, e doutorado pela Universidade de Coimbra. Atualmente é pós-doutoranda do IEA – USP Cidades Globais, pesquisando os impactos da transição energética no Brasil e em Portugal a partir da exploração de matérias-primas consideradas estratégicas.
Ester Gammardella Rizzi
Professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Além de história do constitucionalismo, dedica suas pesquisas a temas como direito à educação; proteção constitucional e judicialização de direitos sociais; direito à comunicação e liberdade de expressão; transparência, controle social e democratização do Poder Judiciário e outras instituições do Sistema de Justiça.
Eunice Aparecida de Jesus Prudente
Professora da Faculdade de Direito da USP, parecerista ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e secretária municipal de Justiça de São Paulo. Integra a Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, direito, negros – Brasil, e interseccionalidades entre gênero e etnia.
Eva Alterman Blay
Fundou o Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero, do qual foi coordenadora científica; foi a primeira presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de Paulo (1983-85); senadora da República entre dezembro de 1992 e janeiro de 1995. Foi coordenadora do USP Mulheres entre 2016 e 2019. Publicou livros e artigos sobre questões urbanas, habitação operária, participação política da mulher, violência contra a mulher, feminismo e masculinidades e imigração judaica.
Fábio Frezatti
Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP. Membro da EAA (European Accounting Association) e representante da América do Sul e Caribe no Board do EAA para o período maio 2013-maio 2018. Atua na linha de pesquisa Controladoria e Contabilidade com projetos nas áreas de planejamento empresarial, valor da empresa, empresas familiares, avaliação de desempenho e controle gerencial.
Fernando Fagundes Ferreira
Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Tem experiência nas áreas de modelos baseados em agentes, sistemas dinâmicos não lineares, complexidade e modelagem de sistemas complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de jogos, sincronização de fase em osciladores acoplados, análise de séries temporais e análise multivariada de dados aplicados a sistemas ecológicos, econômicos e físicos.
Gaudêncio Torquato
Jornalista, colunista, escritor e professor universitário. É membro da Academia Paulista de História; vice-presidente da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos e Eleitorais); conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e do Instituto Baccarelli.
Gerson Salvador
Médico assistente da Divisão de Clínica Médica do Hospital Universitário da USP e infectologista do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor colaborador da disciplina de Propedêutica Clínica na Universidade de São Paulo. Seus principais temas de atuação: controle de infecção hospitalar, infecção em pacientes de reabilitação, urgência e emergência, comunicação e saúde pública. Em 2014 publicou o livro O pior médico do mundo.
Gislene Aparecida dos Santos
Professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social e coordenadora da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres da USP. É autora, entre outros, de A invenção do ser negro; Mulher Negra. Homem Branco; Percepções da Diferença.
Guilherne Ary Plonski
Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária e professor associado da Escola Politécnica, ambas da USP. Foi Fulbright Visiting Research Scholar (Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute, EUA), diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e diretor da área de Gestão de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini.
Heloisa Buarque de Almeida
Professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é editora associada da Revista de Antropologia, membro do Conselho Científico e do Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia. Faz parte da Rede Não Cala – rede de professoras pelo fim da violência sexual e de gênero na USP.
Hernan Chaimovich Guralnik
Herton Abacherli Escobar
Jornalista profissional, especializado em Ciência e Meio Ambiente. De janeiro de 2000 a dezembro de 2018 foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, com mais de duas mil reportagens publicadas em formato impresso e digital nesse período, sobre uma grande variedade de temas ligados à ciência, tecnologia, inovação e políticas científicas e ambientais. Desde janeiro de 2019 é repórter especial do Jornal da USP.
Ildo Luis Sauer
Professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de energia, com ênfase em Organização da Indústria de Energia e Organização da Produção e Apropriação Social de Energia. Foi diretor executivo da Petrobras de 2003 a 2007.
Janice Theodoro da Silva
Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Participou do grupo que auxiliou a montagem das matrizes do Enem na área de História. Presidiu a Comissão da Verdade da USP. Em 2018 recebeu o prêmio Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Educativo em razão de seus trabalhos junto ao Ministério da Educação em favor da educação brasileira.
José Eduardo Campos Faria
Professor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde leciona, desde a década de 1980, Sociologia Jurídica (graduação) e Metodologia do Ensino Jurídico.
José Fernando Modesto da Silva
Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Tem experiência acadêmica na área da Ciência da Informação – Biblioteconomia, com ênfase no campo da Organização e Tratamento da Informação bibliográfica.
José Reinaldo Silva
Professor da Escola Politécnica da USP. Suas pesquisas são em Engineering Design: modelagem e análise de requisitos, métodos formais para verificação, knowledge Engineering; modelagem formal, redes de Petri; sistemas inteligentes: Inteligência Artificial aplicada ao planejamento e escalonamento automáticos; Service Science: service design, ciclo de vida de serviços, modelagem formal, manufacturing service e sua aplicação em novas arquiteturas para a Indústria 4.0 orientada a serviço. As aplicações de interesse são em automação da manufatura, sistemas de informação e de serviços.
Lorena Barberia
Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, pesquisadora principal do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (Neci), pesquisadora principal do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (Cepesp) da Fundação Getúlio Vargas-São Paulo e pesquisadora associada do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade Harvard.
Lourdes Sola
Cientista social e mestre em Sociologia Econômica pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Economia Política pela Escola para Graduados em Economia (Escolatina) da Universidade do Chile, doutora em Ciência Política pela Universidade de Oxford, pós-doutora pelo Instituto Kellog de Estudos Internacionais da Universidade de Notre Dame. É professora aposentada da USP e conselheira do Núcleo de Políticas Públicas da Universidade.
Luiz Augusto Milanesi
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1985). Foi diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP e atualmente é professor sênior na mesma instituição. Tem experiência na área da Informação Pública e Ação Cultural, atuando principalmente nos seguintes campos: bibliotecas públicas, leitura, centros de cultura.
Luiz Roberto Serrano
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, foi repórter de Economia nos jornais Folha da Tarde, Gazeta Mercantil e semanário Opinião; editor de Política e Economia em revistas importantes como IstoÉ, Exame e Veja; e editor no programa Crítica & Autocrítica da Gazeta Mercantil/TV Bandeirantes.
Marcos Buckeridge
Professor do Instituto de Biociências da USP. Desde 2008, é diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (INCT do Bioetanol). Seu grupo desvendou a estrutura química da parede celular da cana-de-açúcar e do miscanthus, duas das mais importantes gramíneas usadas para bioenergia.
Marcos Fava Neves
Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. É especializado em Planejamento e Gestão Estratégica, tendo realizado mais de 300 projetos no agronegócio brasileiro e mundial.
Maria Luiza Tucci Carneiro
Historiadora, romancista e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atualmente coordena o Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação, junto ao Departamento de História da FFLCH, onde desenvolve o projeto Arqshoah – Vozes do Holocausto.
Maria Paula Dallari Bucci
Professora da Faculdade de Direito (FD) da USP. Coordenadora da Escola Superior Nacional de Advocacia Pública, curso de especialização em Direito Público promovido em convênio pela FD e a Associação Nacional de Procuradores dos Estados e Distrito Federal. Foi secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (2008-2010), consultora jurídica do MEC (2005-2008) e procuradora-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) entre 2003-2005.
Paulo Roberto Nassar de Oliveira
Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Desenvolve pesquisas na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, trabalhando principalmente os seguintes temas: comunicação nas organizações, memória organizacional, relações públicas, comunicação estratégica, relações governamentais, comunicação empresarial e comunicação interna.
Paulo Feldmann
Professor de Economia do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP. Atuou como alto executivo de empresas como Citibank, Itautec, Banco Safra, Sharp, Philips e Microsoft, e foi presidente da Eletropaulo, Compucenter e Iron Mountain. Tem quatro livros publicados, sendo um deles nos Estados Unidos pela Editora Springer, em 2014, Management in Latin America.
Pedro Luís Cortes
Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. É professor da Universidade do Porto (Portugal), onde atua como orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologias do Ambiente da Faculdade de Ciências e pesquisador do grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA-USP.
Roseli de Deus Lopes
Professora da Escola Politécnica da USP. Fez parte da diretoria da SBPC (2017-2021) e atuou como secretária regional da SBPC SP-I (2013-2017). É vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI-USP), Núcleo de Apoio à Pesquisa criado em 2011.
Rosenilton Silva de Oliveira
Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação), doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e pela École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris/França, 2017). Coordenador do Fateliku- grupo de pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e educação.
Suzana Pasternak
Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Foi coordenadora do Comitê de Ciências Sociais Aplicadas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Participa da rede Observatório das Metrópoles. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação popular, estruturas ambientais urbanas, favelas, habitação e estudos urbanos.
Vanderley M. John
Professor titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP. Coordena o INCT Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimentícios, o Centro de Inovação em Construção Sustentável, a Unidade EMBRAPII CICS Poli-USP e o IRIS Inova USP.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.