Fotomontagem por Adrielly Kilryann/Jornal da USP

Um novo leque de articulistas sobre temas estudados pela Universidade

 12/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/08/2022 as 13:10

Arte: Adrielly Kilryann

Uma das missões do Jornal da USP é ampliar, cada vez mais, a contribuição dos professores e especialistas da Universidade de São Paulo para o debate e a solução dos incontáveis desafios que a sociedade brasileira tem à sua frente, em todas as áreas do conhecimento.

Para cumpri-la, criamos uma nova seção de articulistas fixos que contribuirão, uma vez por mês, com um artigo expondo seu conhecimento e sua vivência em temas de sua especialidade.

A nova seção, que apresenta, inicialmente, uma lista de 40 professores da Universidade, estará à disposição dos leitores a partir deste dia 15 de agosto.

Conheça abaixo a lista dos novos articulistas:

Alecsandra Matias de Oliveira

Especialista em cooperação e extensão universitária do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc), membro da ABCA, curadora independente e pesquisadora do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes.

20220811_Alecsandra_Matias_de_Oliveira

Alexandre Macchione Saes

Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP. Suas pesquisas gravitam nos temas da história do setor elétrico brasileiro, do pensamento econômico do Brasil e da metodologia e ensino de história econômica. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica – ABPHE (2015-17). É diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2022- ).

20220811_Alexandre Macchione Saes

Ana Elisa Bechara

Professora titular da Faculdade de Direito da USP e professora visitante da Universidad de Salamanca desde 2011, sendo docente do Programa de Doutorado Estado de Derecho y Gobernanza Global e do Máster en Estudios Brasileños. Tem como principais linhas de atuação: teoria do bem jurídico; hermenêutica penal; combate à corrupção; e questões de gênero e direito.

20220811_Ana-Elisa Bechara

Bruno Paes Manso

Jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Autor, entre outros, de A guerra: A ascensão do PCC e o mundo do crime do Brasil, em coautoria com Camila Nunes Dias, e de A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro.

20220811_Bruno Paes Manso

Cicero Romão de Araujo

Professor de Teoria Política do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; autor, entre outros de A forma da República: da Constituição Mista ao Estado (Martins Fontes, 2013) e, junto com André Singer e Leonardo Belinelli, Estado e democracia: uma introdução ao estudo da política (Zahar, 2021). Suas pesquisas concentram-se na interface entre a filosofia moral, a teoria social e a ciência política.

Cícero Araújo - Foto: Francisco Emolo/Arquivo Jornal da USP

Cláudia Souza Passador

Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas.

20220811_Cláudia Souza Passador

Dennis de Oliveira

Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e cultura, processos mediáticos e culturais, comunicação e recepção, processos mediáticos e jornalismo, mídia e racismo, e integração na América Latina.

20220811_Dennis de Oliveira

Elaine Santos

Socióloga e licenciada em geografia. Fez seu mestrado em Energia, pela Universidade Federal do ABC, e doutorado pela Universidade de Coimbra. Atualmente é pós-doutoranda do IEA – USP Cidades Globais, pesquisando os impactos da transição energética no Brasil e em Portugal a partir da exploração de matérias-primas consideradas estratégicas.

Elaine Santos - Foto: Arquivo pessoal

Ester Gammardella Rizzi

Professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Além de história do constitucionalismo, dedica suas pesquisas a temas como direito à educação; proteção constitucional e judicialização de direitos sociais; direito à comunicação e liberdade de expressão; transparência, controle social e democratização do Poder Judiciário e outras instituições do Sistema de Justiça.

20220812_Ester Rizzi

Eunice Aparecida de Jesus Prudente

Professora da Faculdade de Direito da USP, parecerista ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e secretária municipal de Justiça de São Paulo. Integra a Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, direito, negros – Brasil, e interseccionalidades entre gênero e etnia.

Eunice Aparecida de Jesus Prudente, docente da Faculdade de Direito da USP - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Eva Alterman Blay

Fundou o Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero, do qual foi coordenadora científica; foi a primeira presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de Paulo (1983-85); senadora da República entre dezembro de 1992 e janeiro de 1995. Foi coordenadora do USP Mulheres entre 2016 e 2019. Publicou livros e artigos sobre questões urbanas, habitação operária, participação política da mulher, violência contra a mulher, feminismo e masculinidades e imigração judaica.

Eva Blay - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Fábio Frezatti

Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP. Membro da EAA (European Accounting Association) e representante da América do Sul e Caribe no Board do EAA para o período maio 2013-maio 2018. Atua na linha de pesquisa Controladoria e Contabilidade com projetos nas áreas de planejamento empresarial, valor da empresa, empresas familiares, avaliação de desempenho e controle gerencial.

20220811_Fábio Frezatti

Fernando Fagundes Ferreira

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Tem experiência nas áreas de modelos baseados em agentes, sistemas dinâmicos não lineares, complexidade e modelagem de sistemas complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de jogos, sincronização de fase em osciladores acoplados, análise de séries temporais e análise multivariada de dados aplicados a sistemas ecológicos, econômicos e físicos.

20220811_Fernando Fagundes Ferreira

Gaudêncio Torquato

Jornalista, colunista, escritor e professor universitário. É membro da Academia Paulista de História; vice-presidente da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos e Eleitorais); conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e do Instituto Baccarelli.

20220811_Gaudêncio Torquato

Gerson Salvador

Médico assistente da Divisão de Clínica Médica do Hospital Universitário da USP e infectologista do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor colaborador da disciplina de Propedêutica Clínica na Universidade de São Paulo. Seus principais temas de atuação: controle de infecção hospitalar, infecção em pacientes de reabilitação, urgência e emergência, comunicação e saúde pública. Em 2014 publicou o livro O pior médico do mundo.

Gerson - Foto:

Gislene Aparecida dos Santos

Professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social e coordenadora da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres da USP. É autora, entre outros, de A invenção do ser negro; Mulher Negra. Homem Branco; Percepções da Diferença.

20220811_Gislene Aparecida dos Santos

Guilherne Ary Plonski

Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária e professor associado da Escola Politécnica, ambas da USP. Foi Fulbright Visiting Research Scholar (Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute, EUA), diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e diretor da área de Gestão de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini.

20220811_Guilherne Ary Plonski

Heloisa Buarque de Almeida

Professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é editora associada da Revista de Antropologia, membro do Conselho Científico e do Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia. Faz parte da Rede Não Cala – rede de professoras pelo fim da violência sexual e de gênero na USP.

20220811_Heloisa Buarque de Almeida

Hernan Chaimovich Guralnik

Professor Emérito do Instituto de Química da USP, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1989 e foi presidente do CNPq entre 2015 e 2016. Vem atuando na política científica nacional e internacional com publicações, participações em conselhos e ocupando posições executivas.
20220811_Hernan Chaimovich Guralnik

Herton Abacherli Escobar

Jornalista profissional, especializado em Ciência e Meio Ambiente. De janeiro de 2000 a dezembro de 2018 foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, com mais de duas mil reportagens publicadas em formato impresso e digital nesse período, sobre uma grande variedade de temas ligados à ciência, tecnologia, inovação e políticas científicas e ambientais. Desde janeiro de 2019 é repórter especial do Jornal da USP.

20220812_herton_escobar

Ildo Luis Sauer

Professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de energia, com ênfase em Organização da Indústria de Energia e Organização da Produção e Apropriação Social de Energia. Foi diretor executivo da Petrobras de 2003 a 2007.

20220812_lldo Sauer

Janice Theodoro da Silva

Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Participou do grupo que auxiliou a montagem das matrizes do Enem na área de História. Presidiu a Comissão da Verdade da USP. Em 2018 recebeu o prêmio Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Educativo em razão de seus trabalhos junto ao Ministério da Educação em favor da educação brasileira.

Janice Theodoro da Silva - Foto: Reprodução

José Eduardo Campos Faria

Professor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde leciona, desde a década de 1980, Sociologia Jurídica (graduação) e Metodologia do Ensino Jurídico.

20220812_ José Campos Faria

José Fernando Modesto da Silva

Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Tem experiência acadêmica na área da Ciência da Informação – Biblioteconomia, com ênfase no campo da Organização e Tratamento da Informação bibliográfica.

20220812_José Fernando Modesto da Silva

José Reinaldo Silva

Professor da Escola Politécnica da USP. Suas pesquisas são em Engineering Design: modelagem e análise de requisitos, métodos formais para verificação, knowledge Engineering; modelagem formal, redes de Petri; sistemas inteligentes: Inteligência Artificial aplicada ao planejamento e escalonamento automáticos; Service Science: service design, ciclo de vida de serviços, modelagem formal, manufacturing service e sua aplicação em novas arquiteturas para a Indústria 4.0 orientada a serviço. As aplicações de interesse são em automação da manufatura, sistemas de informação e de serviços.

20220812_ José Reinaldo Silva

Lorena Barberia

Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, pesquisadora principal do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (Neci), pesquisadora principal do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (Cepesp) da Fundação Getúlio Vargas-São Paulo e pesquisadora associada do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade Harvard

20220812_LorenaBarbeira

Lourdes Sola

Cientista social e mestre em Sociologia Econômica pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Economia Política pela Escola para Graduados em Economia (Escolatina) da Universidade do Chile, doutora em Ciência Política pela Universidade de Oxford, pós-doutora pelo Instituto Kellog de Estudos Internacionais da Universidade de Notre Dame. É professora aposentada da USP e conselheira do Núcleo de Políticas Públicas da Universidade.

20220812_Lourdes Sola

Luiz Augusto Milanesi

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1985). Foi diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP e atualmente é professor sênior na mesma instituição. Tem experiência na área da Informação Pública e Ação Cultural, atuando principalmente nos seguintes campos: bibliotecas públicas, leitura, centros de cultura.

20220812_Luiz Augusto Milanesi

Luiz Roberto Serrano

Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, foi repórter de Economia nos jornais Folha da Tarde, Gazeta Mercantil e semanário Opinião; editor de Política e Economia em revistas importantes como IstoÉ, Exame e Veja; e editor no programa Crítica & Autocrítica da Gazeta Mercantil/TV Bandeirantes.

Luiz Roberto Serrano - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Marcos Buckeridge

Professor do Instituto de Biociências da USP. Desde 2008, é diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (INCT do Bioetanol). Seu grupo desvendou a estrutura química da parede celular da cana-de-açúcar e do miscanthus, duas das mais importantes gramíneas usadas para bioenergia.

Marcos Buckeridge - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Marcos Fava Neves

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. É especializado em Planejamento e Gestão Estratégica, tendo realizado mais de 300 projetos no agronegócio brasileiro e mundial.

20220812_ Marcos Fava Neves

Maria Luiza Tucci Carneiro

Historiadora, romancista e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atualmente coordena o Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação, junto ao Departamento de História da FFLCH, onde desenvolve o projeto Arqshoah – Vozes do Holocausto.

20220812_Maria Luiza Tucci

Maria Paula Dallari Bucci

Professora da Faculdade de Direito (FD) da USP. Coordenadora da Escola Superior Nacional de Advocacia Pública, curso de especialização em Direito Público promovido em convênio pela FD e a Associação Nacional de Procuradores dos Estados e Distrito Federal.  Foi secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (2008-2010), consultora jurídica do MEC (2005-2008) e procuradora-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) entre 2003-2005.

20210713_MariaPaulaDallariBucciP

Paulo Roberto Nassar de Oliveira

Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Desenvolve pesquisas na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, trabalhando principalmente os seguintes temas: comunicação nas organizações, memória organizacional, relações públicas, comunicação estratégica, relações governamentais, comunicação empresarial e comunicação interna.

Paulo Nassar - Foto: ECA/Reprodução

Paulo Feldmann

Professor de Economia do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP. Atuou como alto executivo de empresas como Citibank, Itautec, Banco Safra, Sharp, Philips e Microsoft, e foi presidente da Eletropaulo, Compucenter e Iron Mountain. Tem quatro livros publicados, sendo um deles nos Estados Unidos pela Editora Springer, em 2014, Management in Latin America.

Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Pedro Luís Cortes

Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. É professor da Universidade do Porto (Portugal), onde atua como orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologias do Ambiente da Faculdade de Ciências e pesquisador do grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA-USP.

20220812_pedro-luiz-cortes

Roseli de Deus Lopes

Professora da Escola Politécnica da USP. Fez parte da diretoria da SBPC (2017-2021) e atuou como secretária regional da SBPC SP-I (2013-2017). É vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI-USP), Núcleo de Apoio à Pesquisa criado em 2011.

20220812_Roseli-de-Deus-Lopes

Rosenilton Silva de Oliveira

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação), doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e pela École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris/França, 2017). Coordenador do Fateliku- grupo de pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e educação. 

20220812_rosenilton

Suzana Pasternak

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Foi coordenadora do Comitê de Ciências Sociais Aplicadas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Participa da rede Observatório das Metrópoles. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação popular, estruturas ambientais urbanas, favelas, habitação e estudos urbanos.

20220812_Suazana Pasternak

Vanderley M. John

Professor titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP. Coordena o INCT Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimentícios, o Centro de Inovação em Construção Sustentável, a Unidade EMBRAPII CICS Poli-USP e o IRIS Inova USP.

Vanderley M. John - Foto: CIC-USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.