![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2020/04/Fotomontagem-Psicologia.png)
O estresse provocado pela pressão do enfrentamento da covid-19 e pelos riscos de uma possível contaminação no exercício das atividades pode proporcionar uma sobrecarga emocional muito grande nos profissionais da saúde.
Foi pensando nisso que psicólogos de Ribeirão Preto se juntaram a colegas de Jaboticabal, Franca e Campinas e criaram um grupo voluntário de apoio aos que trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Trata-se de uma sala virtual de acolhimento chamada Troca de Conversa.
Um dos idealizadores do projeto, o psicólogo Victor Costa, mestre pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em Ribeirão Preto, explica que esses profissionais de saúde já estão apresentando sobrecarga emocional e relata quais têm sido as principais demandas apresentadas no Troca de Conversa. O maior problema, segundo o psicólogo, tem sido o conflito entre a necessidade de prestar o atendimento hospitalar e a autopreservação.
Como existe previsão de aumento de internação e cuidados aos doentes da covid-19, Costa convida todos os profissionais de saúde que se sentirem sobrecarregados a experimentarem a sala virtual do Troca de Conversa. Os horários de atendimento virtual, explica, são preestabelecidos pelo próprio interessado no momento de acesso e agendamento. Para tanto, basta acessar o Troca de Conversa.
Ouça a entrevista no link acima.