Na segunda edição desta semana do Pílula Farmacêutica o tema é gravidez e problema gastrointestinal. Esse problema é muito comum nessa fase, porém, a maioria das mulheres não necessita de tratamento medicamentoso, basta a modificação na dieta. Para gestantes que possuem maior gravidade dos sintomas, o tratamento com medicamentos é recomendado para evitar desidratação, perda de peso e complicações para o feto.
De acordo com pesquisas internacionais das áreas de obstetrícia e ginecologia, há medicamentos que são mais adequados para o tratamento como, por exemplo, alguns antiácidos e sucralfato. Os antiácidos contendo alumínio e magnésio são considerados mais seguros, já o sucralfato é feito à base de hidróxido de alumínio e protege a mucosa das paredes gastrointestinais.
O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.