Investimento em fontes renováveis é crucial para matriz energética brasileira

“Esse é um ponto importante porque ele contribui para que nossa matriz fique menos dependente de apenas uma fonte”, destaca o professor José Roberto Simões Moreira

03/08/2021 - Publicado há 3 anos
“A matriz elétrica brasileira, do ponto de vista ambiental, é uma das mais limpas do mundo. Cerca de 60% da energia elétrica produzida no Brasil é pela matriz hidrelétrica”, destaca José Roberto Simões Moreira – Foto: Sam Teigen via Flickr – CC

Logo da Rádio USP

Diante da crise hídrica que os reservatórios de usinas hidrelétricas do Brasil enfrentam, o aumento nos preços da energia elétrica já é uma realidade para o consumidor residencial. O que as pequenas empresas e núcleos familiares devem fazer para reduzir a conta de luz neste momento? Em contribuição ao Jornal da USP no Ar 1° Edição, José Roberto Simões Moreira, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP e autor do livro Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, da Editora LTC, comenta sobre como ser econômico e eficiente neste período. A Poli contribui com literatura, iniciativas e projetos em andamento, além de acompanhar o mercado de produção de energia.

“A matriz elétrica brasileira, do ponto de vista ambiental, é uma das mais limpas do mundo. Cerca de 60% da energia elétrica produzida no Brasil é pela matriz hidrelétrica”, destaca. Moreira também ressalta que o País também dispõe de termelétricas movidas a gás natural, cogeração de energia no setor sucroalcooleiro e energias renováveis em disparada, como a eólica e a solar. “Essa é a nossa matriz, mas ela tem uma certa dependência do regime de chuvas, como é o caso que está ocorrendo agora”, complementa. Para Moreira, é o momento de o consumidor final economizar e do País buscar alternativas de geração de energia para otimizar e suprir a demanda. “É preciso prestar atenção nos equipamentos que mais gastam energia no domicilio, como o chuveiro, assim como escolher equipamentos com maior eficiência energética, o que também vale para os pequenos e grandes negócios.”

Em seu livro, o professor da Poli descreve sobre a produção energética a partir de fontes renováveis. “Esse é um ponto importante porque ele contribui para que nossa matriz fique menos dependente de apenas uma fonte”, destaca. Moreira destaca na entrevista que consumidores também podem produzir energia e economizar no despacho da energia distribuída nacionalmente através de painéis fotovoltaicos, por exemplo. “Claro que tem toda uma legislação por trás disso que torna o problema mais complexo, principalmente em relação a investimentos e retorno, mas do ponto de vista energético é uma grande vantagem”, comenta. Isso já é possível no Brasil e realidade em outros países. “A questão do governo é de divulgação e estímulo, não só financeira, daqui a dez anos nossa matriz energética vai ser bastante modificada com as novas tecnologias”, finaliza.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.