Pandemia foi estopim para impulsionar profissões ligadas à tecnologia

Na percepção de Tania Casado, as profissões que lidam diretamente com interação humana e objetos de uso comum foram as mais afetadas

 03/02/2022 - Publicado há 2 anos
Por
As áreas de atuação envolvidas diretamente com tecnologia deram um salto para frente e diante das atuais demandas foram transformadas – Foto: Pixabay
Logo da Rádio USP

Cientista de dados. Engenheiro de Inteligência Artificial. Desenvolvedor de software. O que essas profissões têm em comum? Todas são profissões do futuro, com destaque para a área de tecnologia da informação. Mas a pandemia nos mostrou que esse futuro estava mais próximo do que se imaginava. Impulsionadas pelo isolamento social, as áreas de atuação envolvidas diretamente com tecnologia deram um salto para frente e diante das atuais demandas foram transformadas. 

Tania Casado – Foto: FEA USP

Tania Casado, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECAr) da Universidade de São Paulo, explica que as transformações são naturais e que a pandemia foi apenas um estopim para as mudanças vistas hoje.

Além de impulsionar, o isolamento social também pode ter suas desvantagens. Na percepção de Tania, as profissões que lidam diretamente com interação humana e objetos de uso comum foram as mais afetadas. “A gente teve que se adaptar. É natural que essa necessidade acabe trazendo demandas de trabalho, tecnologias, produtos e serviços que vão afetar e pedir mais pessoas dessas áreas”, explica. 

Carreiras do futuro 

O ECAr realizou a pesquisa Carreiras do Futuro em 2019, com o objetivo de estabelecer as principais grandes áreas de atuação no mercado de trabalho. De acordo com o estudo, as dez principais áreas em ascensão são: educação, energia, entretenimento, ética, infraestrutura, inovação, saúde, segurança, socioambiental e transformação digital. “Então, por exemplo, na área de infraestrutura se viu muitas áreas se adaptando ao isolamento”, explica Tania. 

Tania diz que, mesmo com a reavaliação da pesquisa após a pandemia, as áreas de atuação se mantiveram as mesmas em relação às expectativas do mercado. “As dez grandes áreas continuam lá, mas elas estão pegando algumas coisas [singularidades] agora na pandemia”, esclarece. 

Desemprego e especialização

O atual cenário da pandemia também evidenciou um outro lado da moeda: o desemprego. O Brasil ultrapassou a marca de 13 milhões de desempregados, segundo dados do IBGE do terceiro trimestre do ano passado. Porém, Tania avalia que a busca por especialização não garante carteira assinada. “O problema não é só por conta da pandemia; o desemprego é um problema estrutural”, avalia. 

Sobre especializações, Tania avalia como inconstantes. “A especialidade que te ajuda hoje pode não te ajudar depois; tem especialidade que a gente tá jogando fora e as que estamos criando agora”, finaliza.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.