Ciclo de debates discute cidades inteligentes e questões jurídicas

Evento, que será realizado a partir de 4 de agosto, é promovido pela FGV Direito SP com apoio do grupo de pesquisa do IEA-RP GPublic

 02/08/2021 - Publicado há 4 meses
Por

O Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), grupo de pesquisa ligado ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, criou, em parceria com a FGV Direito SP, o Grupo de Estudos sobre Smart Cities, uma rede voltada a discutir esse tema. Para isso, o grupo, coordenado pelas professoras Cláudia Souza Passador, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, e Vera Monteiro, da FGV Direito SP, promove a partir desta quarta, dia 4 de agosto, um ciclo de debates sobre cidades inteligentes.

Os eventos serão realizados sempre às quartas-feiras, a partir das 17h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 3 de agosto neste link. A participação para quem desejar receber certificado será pela plataforma Zoom, mas também haverá transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube para quem preferir apenas assistir ao evento.

O ciclo traz para o diálogo profissionais com experiência em temas relacionados às cidades inteligentes e também pretende abordar debates jurídicos sobre esse assunto. Entre os tópicos que serão discutidos, estão os desafios na implementação das cidades inteligentes, os entraves e burocracias da gestão pública, as iniciativas da sociedade civil, a visão da indústria de tecnologia, os desafios da Lei Geral de Proteção de Dados para o tema, desafios regulatórios envolvendo internet das coisas e infraestrutura nas cidades e ainda casos concretos, como o projeto Piauí Conectado.

Os palestrantes serão a professora da FGV Direito SP Vera Monteiro; a professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP Cláudia Passador; o professor da Universidade Federal de Lavras Denis de Oliveira; a CEO da Planet Smart City no Brasil, Susanna Marchionni; a advogada e conselheira do Instituto Smart City Business America, Evy Marques; o diretor de Transformação Digital da Cisco no Brasil, Rodrigo Uchoa; e os professores da FGV Fernando Burgos, Alexandre Pacheco, Caio Mário Pereira Neto e Mateus Piva Adami.

Mais informações sobre o curso em https://bit.ly/2TNSKgM.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.