Neste momento de agravamento da pandemia da covid-19, a Fundação Pró-Sangue alerta para o estado crítico de seus estoques e a possibilidade de doação de plasma de quem se infectou com o vírus. Em entrevista para o Jornal da USP no Ar 1ª Edição, a doutora Sandra Montebello, médica responsável pela triagem e coleta de doadores no Posto Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, afirma que, segundo a atualização de ontem (7), os estoques do banco de sangue são suficientes para somente dois ou três dias de atendimento.
A Fundação Pró-Sangue estabeleceu, no ano passado, o agendamento on-line para a doação de sangue, visando a evitar aglomerações nos postos de triagem e coleta. Sandra afirma que no Posto Clínicas também ocorre o atendimento de doadores não agendados, mas estes não são prioridade. A fundação também está investindo em coletas externas, feitas em condomínios residenciais interessados na campanha e que cumpram requisitos, como número mínimo de doadores e área física adequada.
A doutora destaca que as doações são feitas com segurança, a partir de cuidados sanitários básicos, como o uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool em gel. As triagens são feitas mediante a realização de um questionário, mas os requisitos básicos são ter entre 16 e 69 anos e não apresentar sintomas de covid-19 ou qualquer doença infecciosa. Quem teve infecção pela covid-19 pode fazer a doação após 30 dias sem apresentar sintomas e quem teve contato com pessoa infectada, após 14 dias. Já quem tomou a vacina contra o coronavírus pode doar após 48 horas ou uma semana, dependendo do fabricante.
A médica também explica que, além da doação de sangue, a fundação abriu cadastro para a realização de doação de plasma por aférese para quem teve covid-19 nos últimos 14 dias ou seis meses. O objetivo é usar o plasma em pessoas que contraem a doença e apresentam comorbidades, pois este ajuda a fortalecer a resposta imunológica ao vírus. O cadastro para estas doações, entretanto, será temporariamente interrompido, porque já há um número grande de cadastros e um limite de estrutura da fundação.
Acesse este link o site da Fundação Pró-Sangue para conferir os requisitos para doação e realizar seu agendamento.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.