Fundação Pró-Sangue alerta para estado crítico de seus estoques

Sandra Montebello informa que as pessoas não precisam ter medo de comparecer aos postos, uma vez que os agendamentos são feitos via on-line

08/04/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP
A Fundação Pró-Sangue estabeleceu, no ano passado, o agendamento on-line para a doação de sangue – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Neste momento de agravamento da pandemia da covid-19, a Fundação Pró-Sangue alerta para o estado crítico de seus estoques e a possibilidade de doação de plasma de quem se infectou com o vírus. Em entrevista para o Jornal da USP no Ar 1ª Edição, a doutora Sandra Montebello, médica responsável pela triagem e coleta de doadores no Posto Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, afirma que, segundo a atualização de ontem (7), os estoques do banco de sangue são suficientes para somente dois ou três dias de atendimento.

A Fundação Pró-Sangue estabeleceu, no ano passado, o agendamento on-line para a doação de sangue, visando a evitar aglomerações nos postos de triagem e coleta. Sandra afirma que no Posto Clínicas também ocorre o atendimento de doadores não agendados, mas estes não são prioridade. A fundação também está investindo em coletas externas, feitas em condomínios residenciais interessados na campanha e que cumpram requisitos, como número mínimo de doadores e área física adequada.

A doutora destaca que as doações são feitas com segurança, a partir de cuidados sanitários básicos, como o uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool em gel. As triagens são feitas mediante a realização de um questionário, mas os requisitos básicos são ter entre 16 e 69 anos e não apresentar sintomas de covid-19 ou qualquer doença infecciosa. Quem teve infecção pela covid-19 pode fazer a doação após 30 dias sem apresentar sintomas e quem teve contato com pessoa infectada, após 14 dias. Já quem tomou a vacina contra o coronavírus pode doar após 48 horas ou uma semana, dependendo do fabricante.

A médica também explica que, além da doação de sangue, a fundação abriu cadastro para a realização de doação de plasma por aférese para quem teve covid-19 nos últimos 14 dias ou seis meses. O objetivo é usar o plasma em pessoas que contraem a doença e apresentam comorbidades, pois este ajuda a fortalecer a resposta imunológica ao vírus. O cadastro para estas doações, entretanto, será temporariamente interrompido, porque já há um número grande de cadastros e um limite de estrutura da fundação.

Acesse este link o site da Fundação Pró-Sangue para conferir os requisitos para doação e realizar seu agendamento.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.