A metodologia ativa visa ao aprendizado do aluno, contando com uma maior participação deste, ou seja, o professor age como um supervisor, enquanto o estudante aprende na prática. José Moran, pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), comenta sobre o método e seus benefícios.
Dentro das aulas, os professores têm espaço para suas exposições, mas, na maior parte do tempo, o aluno é responsável por executar trabalhos em grupo, práticas laboratoriais e também saídas a campo. Como resultado, o estudante tem, por exemplo, seu tempo de aprendizagem e preferências curriculares respeitados.
Moran comenta sobre a facilidade oferecida pelas plataformas digitais. Com o YouTube, é possível assistir a aulas, sobre determinados assuntos antecipadamente, e ir para o ambiente escolar, não com o objetivo de apenas aprender, mas também discutir e sanar dúvidas. No entanto, é necessária uma mudança na mentalidade dos alunos, gestores e professores para aceitarem as novas ferramentas educacionais.
A educação pode transformar vidas, mas, para isso, é preciso olhar para os estudantes brasileiros marginalizados. Para tais casos, a metodologia não é vista como a principal atitude a ser tomada, o mais importante é o apoio por parte dos professores em relação a esses alunos.
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