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Em maio passado, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou lei que implementou as escolas cívico-militares nas redes municipal e estadual. Na época, houve fortes protestos dos estudantes, o que acabou gerando repressão por parte da polícia e tornou evidente o quanto a medida é polêmica, a ponto de a Justiça ter acolhido ações que propunham sua inconstitucionalidade. Pois bem, esse é apenas um dos temas abordados nestes boletins USP Educação, produzidos ao longo do ano pelo Jornal da USP.
Também são abordados nesta série assuntos tais como a importância da formação de professores e a polêmica sobre a reforma do Novo Ensino Médio, que retirou horas da base curricular comum para substituí-las pelos itinerários formativos, uma proposta que foi revista em 2024. Aproveitando a deixa, um dos boletins traça um histórico do Ensino Médio no Brasil, uma fase escolar considerada por especialistas a mais problemática da educação nacional.
Mas também há espaço para discussões envolvendo os tais itinerários formativos, mais um aspecto a tornar explícito como é crescente o debate acerca da reforma do Novo Ensino Médio, assim como os impactos causados pelas especulações em torno de suas novas regras. São temas tratados aqui por professores e pesquisadores da Faculdade de Educação da USP.
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