ENsino Médio no Brasil ainda é alvo de discussões e projetos de mudança

Ao longo da história, o Ensino Médio sofreu uma série de mudanças e propostas, que persistem nos dias atuais

 Publicado: 20/12/2024 às 7:57

Texto: Cinderela Caldeira

Arte: Joyce Tenório

Em maio passado, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou lei que implementou as escolas cívico-militares nas redes municipal e estadual. Na época, houve fortes protestos dos estudantes, o que acabou gerando repressão por parte da polícia e tornou evidente o quanto a medida é polêmica, a ponto de a Justiça ter acolhido ações que propunham sua inconstitucionalidade. Pois bem, esse é apenas um dos temas abordados nestes boletins USP Educação, produzidos ao longo do ano pelo Jornal da USP.

Também são abordados nesta série assuntos tais como a importância da formação de professores e a polêmica sobre a reforma do Novo Ensino Médio, que retirou horas da base curricular comum para substituí-las pelos itinerários formativos, uma proposta que foi revista em 2024. Aproveitando a deixa, um dos boletins traça um histórico do Ensino Médio no Brasil, uma fase escolar considerada por especialistas a mais problemática da educação nacional.

Mas também há espaço para discussões envolvendo os tais itinerários formativos, mais um aspecto a tornar explícito como é crescente o debate acerca da reforma do Novo Ensino Médio, assim como os impactos causados pelas especulações em torno de suas novas regras. São temas tratados aqui por professores e pesquisadores da Faculdade de Educação da USP. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.