Conceito de autossoberania oferece ao usuário total controle sobre seus dados virtuais

Marcelo Zuffo e Geovane Fedrecheski comentam o grupo de pesquisa que busca proporcionar aos usuários redução de riscos de uso indevido dos dados e da violação da privacidade na internet

 05/11/2021 - Publicado há 3 anos

 

A ideia do projeto surge como ferramenta que remonta à ideia inicial de uma internet descentralizada e democrática, – foto: Gerd Altmann – Pixabay
Logo da Rádio USP

Nova pesquisa demonstra tecnologia de ponta, com criptografia e descentralização dos dados, que pretende oferecer aos usuários total propriedade de seus dados digitais, com aplicações nas áreas da saúde e de cidades inteligentes, reduzindo os riscos de uso indevido dos dados e da violação da privacidade.

Marcelo Zuffo – Marcos Santos / USP Imagens

Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP,  coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas também da USP e membro do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), explica ao Jornal da USP no Ar 1° edição sobre o desenvolvimento da pesquisa, que busca tornar cada individuo soberano sobre seus dados digitais: a chamada identidade autossoberana.

Zuffo explica que a ideia do projeto surge como ferramenta que remonta à ideia inicial de uma internet descentralizada e democrática, que não se efetivou ao longo do desenvolvimento do espaço digital devido à concentração de informações em algumas empresas. “A nossa proposta é ousada em termos de mudar a relação entre os indivíduos e as organizações que concentraram muita informação”, avalia Zuffo, ao destacar a proliferação de ações de violação da privacidade, roubo de identidades e uso indevido das informações pessoais junto ao recolhimento de dados por empresas.

Geovane Fedrechesk – Foto: researchgate.net

Geovane Fedrecheski, doutorando da Poli e integrante do grupo da pesquisa, explica que a tecnologia utilizada busca se assemelhar a uma carteira física ligada a atributos pessoais. A ideia é que os usuários possam ter uma identidade digital, por exemplo, em uma carteira digital no celular de acesso único e exclusivo. Com a tecnologia de autossoberania, o usuário tem total controle sobre quais dados podem ser compartilhados, recolhidos e se houve uso indevido de identidade. “Nós estamos explorando especialmente a área de internet das coisas”, comenta Fedrecheski, ao destacar a aplicação da tecnologia em dispositivos conectados à internet que necessitam da verificação da identidade do usuário.

 

“Esse tipo de pesquisa está chamando muita atenção e estamos sendo convidados para ajudar a implementar esse conceito de autossoberania digital em outros países do mundo”, comenta Zuffo. O projeto busca parcerias entre a Universidade e a sociedade para tentar implantar esse modelo também na realidade digital brasileira. “Cedo ou tarde isso vai acontecer no Brasil”, finaliza.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.