Conceito de autossoberania oferece ao usuário total controle sobre seus dados virtuais

Marcelo Zuffo e Geovane Fedrecheski comentam o grupo de pesquisa que busca proporcionar aos usuários redução de riscos de uso indevido dos dados e da violação da privacidade na internet

Publicado: 05/11/2021

A ideia do projeto surge como ferramenta que remonta à ideia inicial de uma internet descentralizada e democrática, – foto: Gerd Altmann – Pixabay

Nova pesquisa demonstra tecnologia de ponta, com criptografia e descentralização dos dados, que pretende oferecer aos usuários total propriedade de seus dados digitais, com aplicações nas áreas da saúde e de cidades inteligentes, reduzindo os riscos de uso indevido dos dados e da violação da privacidade.

Marcelo Zuffo – Marcos Santos / USP Imagens

Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP,  coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas também da USP e membro do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), explica ao Jornal da USP no Ar 1° edição sobre o desenvolvimento da pesquisa, que busca tornar cada individuo soberano sobre seus dados digitais: a chamada identidade autossoberana.

Zuffo explica que a ideia do projeto surge como ferramenta que remonta à ideia inicial de uma internet descentralizada e democrática, que não se efetivou ao longo do desenvolvimento do espaço digital devido à concentração de informações em algumas empresas. “A nossa proposta é ousada em termos de mudar a relação entre os indivíduos e as organizações que concentraram muita informação”, avalia Zuffo, ao destacar a proliferação de ações de violação da privacidade, roubo de identidades e uso indevido das informações pessoais junto ao recolhimento de dados por empresas.

Geovane Fedrechesk – Foto: researchgate.net

Geovane Fedrecheski, doutorando da Poli e integrante do grupo da pesquisa, explica que a tecnologia utilizada busca se assemelhar a uma carteira física ligada a atributos pessoais. A ideia é que os usuários possam ter uma identidade digital, por exemplo, em uma carteira digital no celular de acesso único e exclusivo. Com a tecnologia de autossoberania, o usuário tem total controle sobre quais dados podem ser compartilhados, recolhidos e se houve uso indevido de identidade. “Nós estamos explorando especialmente a área de internet das coisas”, comenta Fedrecheski, ao destacar a aplicação da tecnologia em dispositivos conectados à internet que necessitam da verificação da identidade do usuário.

“Esse tipo de pesquisa está chamando muita atenção e estamos sendo convidados para ajudar a implementar esse conceito de autossoberania digital em outros países do mundo”, comenta Zuffo. O projeto busca parcerias entre a Universidade e a sociedade para tentar implantar esse modelo também na realidade digital brasileira. “Cedo ou tarde isso vai acontecer no Brasil”, finaliza.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.