Alta do dólar vai impactar pesquisas de ciência e esporte no País

Importação e produção de conhecimento ficarão menos acessíveis aos pesquisadores brasileiros

 08/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 03/07/2018 às 12:04

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre o impacto negativo que a alta do dólar terá sobre a produção de ciência e esporte no Brasil. “Os pesquisadores da áreas de ciência e de esporte vão enfrentar um período muito obscuro por conta do aumento da moeda americana.”

Santiago ainda relata que a importação de equipamentos e a produção de conhecimento terão difícil acesso para os pesquisadores por conta do aumento dos preços. “O dólar está passando dos R$ 4 e, em algumas projeções, pode chegar até a R% 5, e isso vai tirar o poder de fogo de produção dos estudiosos brasileiros.”

O professor Santiago ainda adverte os profissionais da área. “Pouca gente se importa com a economia nesta área, mas os pesquisadores devem se preparar para um período de enorme dificuldade para produção de pesquisa com menos verba.” Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Paulo Santiago.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.