1968 e a afirmação dos direitos humanos

Como estudantes, operários e intelectuais se manifestaram contra a ordem estabelecida, em Paris

21/11/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição,  o professor Pedro Dallari volta seus comentários sobre o que aconteceu em 1968, principalmente em Paris. Ele inicia sua reflexão observando que os eventos daquele ano estão presentes no imaginário das pessoas, quando houve um levante para marcar, principalmente, a ascendência dos direitos humanos, a afirmação enfática dos direitos humanos, o que guarda relação com a cidadania no mundo globalizado.

Na verdade, diz ele, o que fica da atuação da juventude reflete um processo que já vinha se desenrolando desde o início da década anterior, nos anos 50 – a afirmação de uma juventude inconformada com a ordem estabelecida do pós-guerra. Dessa forma, os movimentos mais marcantes são os de Paris, em 68, quando um levante de estudantes, operários e intelectuais se manifestou contra a economia capitalista, a hierarquia social, a rigidez da vida social, contra a cultura. Uma pichação diz, de forma interessante: “Se você sabe o que você quer você já se aburguesou”. Como a dizer: estamos revoltados contra tudo e contra todos. Confira o post para saber mais sobre o que ocorreu no Brasil naquele ano e sobre o assassinato de Martin Luther King e de Robert Kennedy.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.