Livres no Brasil, irmãos Batista podem ser penalizados nos EUA

Lei anticorrupção norte-americana pode penalizar empresas de Joesley e Wesley Batista como penalizou a Odebrecht

 31/05/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

Os irmãos Batista, donos da JBS, garantiram imunidade no acordo de delação premiada feito com a Procuradoria Geral da República, mas eles podem não ter se dado tão bem assim, apesar de andarem livres pelos Estados Unidos.

A JBS, líder mundial em processamento de carne bovina, está no centro da mais recente tempestade política do país – Foto:Ueslei Marcelino / Reuters via EBC

Se conseguiram, num primeiro momento, se livrar das penalidades a serem impostas pelas leis brasileiras aos crimes praticados, nos Estados Unidos eles podem ser punidos.

A lei norte-americana anticorrupção tem extraterritorialidade, ou seja, ela pode ser aplicada fora daquele país. Isso tem causado muita contestação a princípio, porque invadiria a jurisdição de outros países, o que fere o direito internacional.

O fato é que empresas ou pessoas que tenham cometido crimes financeiros, comerciais, de corrupção, entre outros, em seus países e que, porventura, tenham algum tipo de vínculo com os Estados Unidos, são alvo de investigação e punição pela lei anticorrupção.

Por isso, a JBS pode ser penalizada nos mesmos moldes da Odebrecht. Os irmãos Joesley e Wesley Batista também podem ser penalizados, explicou o professor Umberto Celli, especialista em Direito Internacional, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.