Engenharia é o tema do Programa USP Conferências nos dias 25 e 26/10

Com a participação de especialistas do Brasil e do exterior, serão debatidas questões relacionadas à inovação, sustentabilidade, energia, educação e regulamentação em engenharia.

 24/10/2011 - Publicado há 12 anos
Por

Nos próximos dias 25 e 26 de outubro, a Escola Politécnica será palco de discussões sobre os grandes temas de interesse nacional na área da engenharia, com a participação de especialistas do Brasil e do exterior, que debaterão questões relacionadas à inovação, sustentabilidade, energia, educação e regulamentação em engenharia. O evento faz parte do programa USP Conferências, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Segundo o vice-diretor da EP, José Roberto Castilho Piqueira, um dos organizadores do evento, a conferência será dividida em dois paineis: Engenharia para o Século XXI e Construção e Energia para uma nova vida.  “No primeiro painel, serão abordados inovação e sustentabilidade em engenharia de produto e engenharia de sistemas complexos – esta última uma tendência em monitoramento de grandes metrópoles”, explica.

Haverá ainda uma palestra sobre educação em engenharia como uma estratégia nacional de inovação. O segundo painel contará com palestras sobre novos conceitos em materiais de construção, política de energia nuclear, alternativas de matrizes energéticas e a nova regulamentação da profissão.

Estão confirmadas as presenças do especialista em engenharia de produto da Universidade Técnica da Dinarmarca, Tim MacAloone; do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, além do ex-reitor da USP e pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), José Goldemberg; do professor emérito do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Sérgio Mascarenhas; e do pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade, Vahan Agopyan.

As conferências será realizadas no auditório “Prof. Francisco Romeu Landi”, no prédio da Administração da Escola Politécnica (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitário, São Paulo).

O programa

Segundo o pró-reitor de Pesquisa da Universidade, Marco Antonio Zago, o Programa USP Conferências foi criado com o objetivo de fomentar a discussão dos grandes temas e desafios da ciência, da tecnologia e da sociedade no século 21 para além do âmbito acadêmico.

As conferências estão agrupadas em dez temáticas diferentes, distribuídas em todas as áreas do conhecimento (ciências da vida, humanas e sociais aplicadas, e exatas e tecnológicas).  O programa teve início no dia 18 de agosto, com debates sobre o Ano Internacional da Química, sob o título “Química para um mundo melhor”, que contou com a participação de 11 conferencistas, sendo três ganhadores do Prêmio Nobel de Química.

Agroenergia será o próximo tema a ser debatido, entre os dias 21 e 23 de novembro. Para mais informações e inscrições, acesse o site do Programa USP Conferências. Todos os eventos são gratuitos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.