Pesquisas em comunicação dialogam em novo e-book

Obra, que tem acesso livre, fornece panorama da produção discente atual e visa estabelecer trocas entre os próprios pesquisadores

28/08/2018 - Publicado há 6 anos

Em um momento em que as bolsas de estudo estão sob a mira dos cortes de gastos do governo federal e os fomentos à pesquisa acadêmica tornam-se mais escassos, grupo de alunos de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP lança o e-book Conexão Pós: Diálogos e Intersecções na Pesquisa Discente.

O livro é resultado do esforço da comissão formada pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA-USP para criar intersecção entre os projetos em andamento, além de dar mais publicidade ao conhecimento que vem sendo desenvolvido na área da comunicação. A busca por esta conexão se deu pela necessidade de ampliar a divulgação das pesquisas dos alunos com projetos já qualificados.

A obra, segundo a comissão organizadora, representa um compromisso de auxiliar os alunos em suas pesquisas. O e-book contou com o apoio de diversos e importantes docentes, como as professoras Maria Immacolata Vassalo de Lopes, Roseli Figaro e Mayra Rodrigues (todas da ECA) e Vera Veiga França, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para facilitar a leitura, o livro é dividido por áreas de pesquisa, denominadas “territórios de exploração”: Consumo e Organização Comunicacional; Narrativas e Audiovisual; Educação, Cultura e Cidadania; Multimídia, Cibercultura e Estudos dos Meios; Teorias e Epistemologias da Comunicação.

Para a comissão organizadora, o e-book serve como um guia para a pesquisa acadêmica e uma importante ferramenta para os ingressantes nos cursos do PPGCOM. O livro pode ser baixado gratuitamente neste link.

Com informações do PPGCOM da ECA