Programa Conferências USP discute agroenergia entre os dias 21 a 23/11

Na próxima semana, entre os dias 21 a 23 de novembro, a agroenergia será o tema de discussão da Conferências USP 2011, cujo evento será realizado no Anfiteatro do Ipen. O objetivo do debate sobre agroenergia é identificar os principais gargalos nas áreas de energia e meio ambiente, através de discussões amplas e profundas com base no conhecimento atual, com a participação de pesquisadores da USP e outras instituições, esperando dessa forma, contribuir para a solução dos problemas apresentados.

18/11/2011 - Publicado há 12 anos

Na próxima semana, entre os dias 21 a 23 de novembro, a agroenergia será o tema de discussão da Conferências USP 2011, cujo evento será realizado no Anfiteatro do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). O objetivo do debate sobre agroenergia é identificar os principais gargalos nas áreas de energia e meio ambiente, através de discussões amplas e profundas com base no conhecimento atual, com a participação de pesquisadores da USP e outras instituições, esperando dessa forma, contribuir para a solução dos problemas apresentados.

A sustentabilidade é um tema bastante debatido atualmente, que envolve questões de diferentes naturezas e campos, como por exemplo a produção e o consumo de energia, por englobar também outros temas, como as mudanças climáticas. Por isso, as áreas de pesquisa e de políticas públicas em todo o mundo têm se dedicado ao estudo e aplicações de energias alternativas, com especial enfoque na energia gerada a partir de produtos ou subprodutos provenientes do agronegócio, que foi denominado de agroenergia.

Portanto, mais do que ser uma fonte renovável de energia, agroenergia pode contribuir para a sustentabilidade do planeta através da utilização de resíduos da agroindústria, que inadequadamente descartados, podem ter um impacto ambiental. Por essa razão foi proposto um programa que inclui pesquisadores de destaque do Brasil e de diferentes países. Sendo assim, reflexões, perspectivas e projetos e resultados de pesquisa serão apresentados para discutir diversos temas de relevância, como etanol, fermentação de lignina e celulose, produção de biogás, biodiesel e produção de energia versus produção de alimentos.

Clique aqui para conferir a programação da Conferências USP 2011 sobre agroenergia. Mais informações podem ser obtidas com Elisabete, pelo telefone: 19-3429 4190 ramal 214

Todos os eventos do Programa são gratuitos, mas é necessário inscrever-se previamente pelo site. O Anfiteatro do Ipen está localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 2242 na Cidade Universitária, São Paulo/SP

O programa

Segundo o pró-reitor de Pesquisa da Universidade, Marco Antonio Zago, o Programa USP Conferências foi criado com o objetivo de fomentar a discussão dos grandes temas e desafios da ciência, da tecnologia e da sociedade no século 21 para além do âmbito acadêmico.

As conferências estão agrupadas em dez temáticas diferentes, distribuídas em todas as áreas do conhecimento (ciências da vida, humanas e sociais aplicadas, e exatas e tecnológicas).  O programa teve início no dia 18 de agosto, com debates sobre o Ano Internacional da Química, sob o título “Química para um mundo melhor”, que contou com a participação de 11 conferencistas, sendo três ganhadores do Prêmio Nobel de Química.

O próximo tema que será debatido é “Challenge for Integrating Molecular and System Biology”, nos dias 28 e 29 de novembro, no Auditório FEA 5. Para mais informações e inscrições, acesse o site do Programa USP Conferências.