Tênis com placa de carbono para corredores podem causar lesões por estresse ósseo

O professor Bruno Bedo propõe que os corredores que utilizam tênis com placa de carbono estejam atentos a dores e desconfortos e sejam monitorados com frequência

 17/05/2024 - Publicado há 2 meses

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Bruno Bedo fala sobre o uso de tênis com placa de carbono. Esses calçados melhoram significativamente o desempenho dos corredores, mas também levantam preocupações sobre possíveis lesões. Estudos recentes investigam a relação entre o uso desses tênis e lesões por estresse ósseo em atletas de alto nível.

Para o professor, os benefícios do uso de tênis com placa de carbono para os corredores melhoram a economia de corrida, pois esses tipos de tênis com placa de carbono ajudam a armazenar e retornar energia, resultando em uma economia de corrida melhorada; reduzem a fadiga muscular, porque a estrutura dos tênis ajuda a reduzir a necessidade de trabalho dos músculos e tendões do tornozelo; e elevam o desempenho: desde a introdução desses tênis, vários recordes mundiais foram quebrados.

No entanto, de acordo com Bruno Bedo, há alguns riscos associados ao uso desses tênis, como as lesões por estresse ósseo, já que alterações biomecânicas causadas pelos tênis podem aumentar o risco de fraturas no osso navicular; e também a adaptação inadequada, devido à transição rápida para o uso desses tênis, pode aumentar o risco de lesões pela falta de tempo para que os ossos e tecidos se ajustem às novas demandas. O professor propõe que os corredores que utilizam tênis com placa de carbono estejam atentos a dores e desconfortos e sejam monitorados com frequência.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Bruno Bedo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.