Enel doará 25 bolsas de permanência estudantil para programa USP Diversa

A distribuidora é a primeira empresa do setor elétrico a aderir ao programa USP Diversa, que oferece bolsas para estudantes com necessidades socioeconômicas

23/06/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 13/07/2023 as 16:27
A cerimônia foi realizada no Salão de Atos da Reitoria e contou com a presença da secretária Municipal de Cultura, Aline Torres – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Enel Distribuição São Paulo, empresa multinacional de energia, é a mais nova parceira do programa USP Diversa, voltado para captação de recursos e financiamento de bolsas de permanência estudantil para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Apoiar a diversidade não é uma decisão exclusiva da USP, mas sim de toda a sociedade. A parceria com empresas como a Enel representa o esforço de diversos atores sociais para acolher o aluno e apoiar a permanência estudantil. Além disso, a participação de empresas no programa colabora para a formação de uma rede de relacionamentos pessoais que será de grande importância para o desenvolvimento profissional desses alunos”, afirma o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

A Enel é a primeira empresa do setor de energia a aderir ao programa, doando 25 bolsas para alunas pretas e pardas que cursam carreiras STEM – sigla em inglês usada para designar as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

“Prezamos a diversidade porque acreditamos que as grandes inovações, assim como as pequenas conquistas, são alcançadas em ambientes inclusivos. A diversidade é inclusão, mas é também inovação, porque significa ser capaz de se reinventar a cada dia, dividir experiências, enxergar novas perspectivas e ser receptivo à mudança. Buscamos pessoas que enxerguem a diferença como oportunidade de aprendizado e desenvolvimento”, reitera o diretor de Pessoas e Organização da Enel Brasil, Alain Rosolino.

As estudantes também terão a oportunidade de estreitar laços com a Enel, conhecer a sede da companhia em São Paulo, participar de ações de desenvolvimento promovidos pela empresa, e concorrer a vagas do programa de estágio de acordo com as suas áreas de formação e interesse.

Cinco alunas representaram as bolsistas do Programa – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A secretária municipal de Cultura, Aline Torres, prestigiou o evento e ressaltou que “essas meninas que receberão a bolsa terão chance de fortalecer sua formação, concorrer a boas oportunidades de estágio, ocupar cargos cada vez mais altos. Isso cria um status de representatividade”.

“A partir de hoje, vocês têm também o papel de representar outras pessoas, de incentivar meninas jovens e negras da periferia a sonhar com uma vida melhor”, disse Aline.

Também participaram da cerimônia a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna; o assessor da PRIP, Felipe de Souza Tarabola; e o country manager da Enel, Nicola Cotugno.

USP Diversa

O USP Diversa é um programa de doação para pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em financiar bolsas para estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

No caso de empresas, a Universidade quer estimular a adesão de interessados que assumam o compromisso de oferecer esse apoio para o período completo da graduação a um número previamente definido de estudantes. As pessoas físicas poderão escolher apoiar de forma recorrente ou única e determinarão previamente o período de sua participação.

Empresas como Itaú, Santander, Deutsche Bank e Dow Química já aderiram ao programa, com o oferecimento de mais de 300 auxílios, no valor de R$ 800 mensais.

Reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens