A transição para o meio digital

Durante os anos 1980, o radiojornalismo utilizou a digitalização e os satélites para cobrir uma maior extensão territorial do Brasil. As melhores condições financeiras das

 22/09/2022 - Publicado há 2 anos
Logo da Rádio USP

Durante os anos 1980, o radiojornalismo utilizou a digitalização e os satélites para cobrir uma maior extensão territorial do Brasil. As melhores condições financeiras das emissoras permitiram que grandes redes chegassem nas cidades do interior por meio da adoção de novas tecnologias, como a internet, nos anos 1990. Assim, as emissoras passaram a segmentar seu público.

Desde então, o ouvinte pode se conectar ao rádio através de portais de internet e aplicativos nos smartphones enquanto executa outras atividades. “O rádio demonstra ser o melhor veículo de comunicação para adaptação ao sistema digital”, opina Alvaro Bufarah, professor pesquisador da Universidade de Santa Catarina e do grupo Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.